Cresce investigação sobre ataques homofóbicos contra estudante trans em SP

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Estudantes agrediram uma aluna trans em uma escola da rede pública da Grande São Paulo após ela se irritar por ter sido tratada pelo pronome masculino. Nervosa, ela chutou uma cadeira, inicialmente. A confusão aconteceu na última quarta-feira, 9, na Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco em Mogi das Cruzes, na região leste. Em um dos vídeos divulgados nas redes sociais, a menina força a entrada em uma sala de aula e dá vários pontapés em uma mesa, em seguida, ela se retira da classe.

Enquanto isso, o corredor da escola fica tomado por um tumulto de gritos e aglomerado de pessoas. Os estudantes se empurram entre si e a briga generalizada começa. Quando a aluna trans cruza a porta da sala, é golpeada diversas vezes por um menino. Neste momento, as imagens mostram que funcionários da instituição tentam criar um cordão humano para impedir a passagem dos jovens pelo saguão.

A menina, visivelmente debilitada, é amparada por alguns servidores do colégio. Nesta semana, outro vídeo compartilhado na internet, revelou que essa não é a única briga registrada na escola nos últimos dias. Hoje, completou sete dias do retorno às aulas no Estado de São Paulo.

COM A PALAVRA, A SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO

“O caso foi registrado como lesão corporal, nesta quinta-feira (10), pelo 2º DP de Mogi das Cruzes. Duas representantes da instituição de ensino prestaram depoimento e a autoridade policial realizará a oitiva de todas as partes envolvidas. As diligências estão em andamento para esclarecer os fatos. Outros detalhes serão preservados para garantir autonomia ao trabalho policial.”

COM A PALAVRA, A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

A reportagem do Estadão entrou em contato com a assessoria da Seduc-SP, por e-mail e telefone, a pasta comunicou que iria encaminhar um posicionamento oficial, mas até a publicação deste texto a nota não foi enviada. O espaço está aberto para manifestação (jayanne.rodrigues@estadao.com).

Estadão  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf