Damares reclama de cobranças para falar de Moïses

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/DCM

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, reclamou nesta quinta-feira (3) do que chamou de uma “cobrança muito grande” para que ela se manifeste sobre casos de violação a direitos humanos.

Nos últimos dias, Damares foi cobrada nas redes sociais por não ter se manfiestado sobre a morte do congolês Moïse Kabagambe, refugiado no Brasil e assassinado a pauladas no Rio de Janeiro.

Questionada por jornalistas no Palácio do Planalto, nesta quinta, a ministra afirmou que a pasta “já tomou” providências – mas não detalhou o que está sendo feito.

“Já tomou, já tomou [providências]. Deixe eu falar uma coisa. Há uma cobrança muito grande que a ministra se manifeste em todos os casos. Mas cada caso é cuidado por uma secretaria. E, imediatamente, quando nós somos acionados, a gente toma medidas imediatas”, disse Damares.

“Esse caso está sendo cuidado pelo nosso ministério por duas secretarias, Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria Nacional de Proteção Global. Nós tivemos várias iniciativas”, continuou, sem detalhar quais foram essas iniciativas.

Em uma rede social, na quarta (2), Damares já havia reclamado dessas cobranças. A ministra disse que “não dá pra vir pra rede social o tempo todo falar tudo o que estamos fazendo” e que o ministério trabalhava “em silêncio” – mas também não detalhou o que está sendo feito para garantir a investigação e apoiar a família de Moïse.

“Quando está em fase de investigação algum caso, como este, o ministério não traz a público a sua participação pra não interferir lá na ponta na investigação. Mas a gente está, desde o primeiro momento que o ministério foi acionado, acompanhando esse caso e aqui a gente lamenta a barbaridade que a gente viu naquelas imagens. Chega de violência nessa nação e vamos acompanhar até o final. Inclusive, a punição, a gente quer pena [para os autores do homicídio]”, disse a ministra.

Moïse Kabagambe foi morto na noite do último 26 em um quiosque na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Imagens de câmeras de segurança do quiosque Tropicália registraram a briga que terminou com o espancamento do congolês a pauladas.

Na publicação compartilhada por Damares na quarta, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos afirma que a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR) solicitou informações sobre a morte de Moïse à Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro e à Delegacia de Homicídios na terça-feira (1º).

“No ofício enviado às autoridades, a SNPIR manifesta preocupação com o ocorrido e afirma que acompanhará diariamente a apuração dos fatos. O objetivo, segundo o documento, é ‘garantir assim o resguardo dos direitos humanos, bem como ofertar à família da vítima e à sociedade brasileira uma resposta imediata que não aponte para a impunidade dos violadores que vitimaram o jovem'”, disse o ministério nas redes.

Ainda na publicação, a pasta informa que o secretário-adjunto da SNPIR, Esequiel Roque, deve viajar na próxima semana para o Rio de Janeiro e que o ministério “se colocou à inteira disposição das autoridades do Rio de Janeiro, para cooperar com as ações que contribuam na promoção e preservação dos Direitos Humanos”.

G1  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf