Direita tenta atingir o PT com ato contra racismo em Curitiba

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Perfis bolsonaristas no Twitter usaram o episódio da invasão liderada pelo vereador petista Renato Freitas à igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, ocorrida no último sábado no centro histórico de Curitiba, para atacar o PT e acusar o partido de intolerância religiosa. Um levantamento da Arquimedes identificou 131 mil posts feitos entre os dias 07 e 10 de fevereiro.

O agrupamento bolsonarista correspondeu a 88% (azul) do debate. Os perfis criticaram a atitude de Freitas pedindo até pela sua prisão. Além das reclamações sobre a atitude do vereador, bolsonaristas mobilizaram acusações recorrentes ao PT, como de que o partido seria contra valores cristãos.

Grafo sobre repercussão de invasão à igreja

Outro grupo que tratou do tema na rede social foi o de membros do MBL e apoiadores de Sergio Moro (Podemos). Eles também aproveitaram o caso para criticar o PT, mas representaram apenas 7% (verde) dos perfis.

Completando o debate, um agrupamento de perfis progressistas (vermelho, com 5%) também se manifestou em tom crítico à ação do vereador. Além de desaprovarem sua atitude, também reclamaram da oportunidade dada a bolsonaristas para criticarem a esquerda.

Segundo o pesquisador Pedro Bruzzi, sócio da Arquimedes, o episódio dá o tom da estratégia que seguidores do presidente Jair Bolsonaro (PL) tenderão a adotar para pautar a agenda das eleições deste ano.

— O fato é que Bolsonaro e seus apoiadores aproveitarão todas as oportunidades de tentar resgatar o antipetismo para o debate — analisa Bruzzi.

Ele afirma que a estratégia também pode ser usada por apoiadores o ex-juiz Moro

— ‘Moristas’ também vêm contribuindo na tentativa de dar alcance ao antipetismo, mas não conseguem ser mais autênticos que Bolsonaro. No fim, servem como linha auxiliar do bolsonarismo — completa o pesquisador.

A maior parte do debate sobre o protesto na igreja, que ocorreu como manifestação pela morte do congolês Moïse Mugenyi Kabagambe, no Rio de Janeiro, se concentrou na segunda-feira. Com a polêmica envolvendo Monark, ex-apresentador do podcast Flow, e o deputado Kim Kataguiri, acusados, nas redes, de defenderem o nazismo, o assunto em torno do vereador acabou perdendo força.

O Globo 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf