Freixo negocia com PV vaga de vice

Todos os posts, Últimas notícias

O pré-candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB), está negociando um acordo com o PV para a escolha do vice de sua chapa. Segundo o presidente do PV no Rio de Janeiro, Roberto Rocco, as conversas nacionais para a federação entre PSB, PV e PT repercutiram no estado do Rio aproximando os grupos políticos.

No acordo desenhado, a indicação do candidato ao Senado na chapa cabeira ao PT – o nome preferido do partido é o do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano. Esse arranjo deixaria de lado a aspiração do correligionário de Freixo e também deputado Alessandro Molon (PSB) de concorrer ao Senado.

— Estaremos com o Marcelo Freixo nessa eleição — garante Rocco — Como o PSB tem a cabeça de chapa e o PT a vaga pro Senado, pleiteamos a vaga de vice tendo em vista a agenda comum de defesa do meio ambiente, combate às mudanças climáticas e universalização do saneamento básico.

Segundo Roberto Rocco, a definição de um nome ainda será debatida entre os partidos. Ele defende ainda a criação de uma secretaria de enfrentamento às mudanças climáticas num eventual governo do socialista. A formalização da aliança ainda depende das convenções partidárias.

Freixo diz que as conversas sobre a aliança com o PV para a disputa pelo Palácio Guanabara estão avançadas.

— Enxergo com os melhores olhos a formação de chapa com o PV. A agenda que o partido traz é decisiva pro Rio do século XXI — diz o candidato.

O Globo