Heleno é “escanteado” da campanha de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William / Agência O Globo

Remanescentes do núcleo duro da campanha de Jair Bolsonaro em 2018, os ministros Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) ocupam posições antagônicas no projeto à reeleição do presidente este ano. Enquanto Onyx, pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, aproximou-se dos líderes do Centrão e novamente integra o comitê presidencial, Heleno, um dos principais conselheiros do chefe, afastou-se da cena eleitoral.

A influência do general de quatro estrelas no Palácio do Planalto, porém, ainda é notada. Diariamente, Heleno despacha com o presidente sobre os mais diferentes temas institucionais, mas perdeu espaço na seara política. Em 2018, o atual ministro ajudou a elaborar o plano de governo Bolsonaro, atraiu militares e participou ativamente das reuniões de coordenação da campanha. Na época, o militar da reserva chegou a se filiar ao PRP (atual Patriota) com a intenção de sair como candidato a vice de Bolsonaro. A legenda acabou rejeitando a aliança eleitoral.

A confiança até então era baseada em uma relação de mais de 40 anos. General Heleno e Bolsonaro se conheceram no final dos anos 1970 na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Sul Fluminense. Os dois se aproximaram por meio do interesse em comum pelo paraquedismo. Após a eleição, o general ganhou o comando do GSI, mas aos poucos viu sua influência no Planalto diminuir com a chegada de outros militares ao governo, como o titular da Secretaria-Geral da Presidência, general Luiz Eduardo Ramos, e o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto — um dos cotados para vice de Bolsonaro na eleição de outubro.

A interlocutores, o ministro-chefe do GSI admite seu afastamento total das discussões sobre reeleição e não demostra interesse em disputar cargo eleitoral. Nessas conversas reservadas, em tom de resignação, Heleno alega ser “natural” o distanciamento, uma vez que o presidente agora tem “novos conselheiros”, referindo-se aos líderes o Centrão, que foram alvos de críticas do general Heleno na eleição passada. Na ocasião, ele bradou a hoje conhecida frase, uma paródia do samba de Ary do Cavaco e Bebeto Di São João:

— Se gritar pega Centrão, não fica um, meu irmão.

Hoje, os expoentes do grupo mencionado por Heleno, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, cacique do PP, comandam o comitê de reeleição, ao lado do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). As primeiras reuniões ocorreram justamente na casa de Onyx no final do ano passado — repetindo o papel de anfitrião para aliados que desempenhou na outra corrida eleitoral. Ainda em 2017, o atual ministro do Trabalho, então deputado federal em seu quarto mandato, foi o responsável por organizar encontros para tentar atrair apoio à ainda desacreditada candidatura de Bolsonaro.

De acordo com integrantes de comitê de reeleição, Onyx tem analisado cenários políticos e pesquisas qualitativas com Valdemar, Flávio e Nogueira para tentar reverter a posição desfavorável do presidente Bolsonaro, atrás do ex-presidente Lula (PT) nas intenções de voto. A atuação de Onyx, porém, deve se limitar ao período pré-eleitoral, já que em abril deixará o cargo na Esplanada dos Ministérios para se dedicar à campanha pelo governo gaúcho. Hoje no DEM, Onyx aguarda a janela partidária de março para se transferir para o PL.

Exceto estes dois ministros e os filhos do presidente, os integrantes do núcleo duro da campanha de Bolsonaro de 2018 romperam com o titular do Palácio do Planalto já no primeiro ano de seu governo. O advogado Gustavo Bebianno, morto em 2020, era o coordenador da campanha do presidente. Ele chegou a ser ministro-chefe da Secretaria-Geral por apenas 48 dias, mas foi demitido após atritos com o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Membro do núcleo duro de 2018, o deputado federal Julian Lemos (PSL-PB) se apresentava como coordenador da campanha no Nordeste. Ele também brigou com o presidente e hoje faz campanha para o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos). Presidente do PSL — partido que deu guarida a Bolsonaro em 2018 —, o deputado Luciano Bivar também costumava participar das decisões da campanha da eleição passada. Mas ele e Bolsonaro romperam em outubro de 2019 numa discussão sobre o controle do fundo partidário. Atualmente, Bivar aguarda a Justiça Eleitoral homologar o União Brasil, fusão entre o seu PSL e o DEM.

O Globo 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf