Mais um jovem negro é alvo de racismo da PM

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A família do jovem morto em 28 de janeiro quando estava na garupa de uma moto, em Samambaia, fará um protesto nesta quinta-feira (10/2). Segundo os parentes do adolescente, Gustavo Henrique Soares Gomes, 17 anos, não portava um simulacro de arma de fogo, como disseram os policiais, e morreu por despreparo do integrante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Na ocasião da morte do jovem, a PMDF informou que duas motos furaram um bloqueio policial montado na quadra 609 de Samambaia. O segundo veículo, onde estava Gustavo e conduzido pelo amigo dele, Gustavo Matheus Santana da Silva, 18, foi alvo de tiros dos PMs. Segundo a corporação, o garupa da moto teria empunhado um simulacro de arma de fogo.

“Gustavo recebeu um tiro no peito, estando na garupa, sem oferecer risco aos policiais armados. A polícia disse que Gustavo tinha um simulacro e ameaçou sacar, na tentativa de colocar mais um jovem negro como bandido, porém, as filmagens e testemunhas evidenciam que não tinha arma”, afirma o texto que chama para o protesto, divulgado no WhatsApp.

Segundo a irmã de Gustavo, a auxiliar administrativo Yandra Rafaella dos Santos Marques, 27, o adolescente estudava e tinha emprego. A familiar nega que ele portasse uma arma de fogo. “A gente sabe que nada disso [da versão policial] é verdade. A gente sabe que eles veem dois jovens numa moto e já acham que são bandidos. Foi o preconceito que disparou a arma. Se tivessem dois jovens ricos, não tinham disparado”, argumentou.

“Ele era o caçula da casa. Era um menino muito bom, crianção ainda, mas já tinha sonhos. Já trabalhava com meu cunhado numa hamburgueria ia fazer dois anos. Queria comprar moto, coisa de jovem. Se fosse um menino ruim, que mexesse com coisa ruim, a família até espera, mas não era isso”, afirma Yandra.

Os familiares e amigos de Gustavo sairão na quinta-feira, a partir das 16 horas, da quadra 202, da Feira Permanente de Samambaia, até a 411, onde fica a 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia), que investiga o caso, numa caminhada simbólica. Segundo os organizadores do movimento, “para mostrar nossa revolta e prestar solidariedade à família, vamos somar nossas forças para pedir justiça para Gustavo”.

Metrópoles  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf