Moro acusa PF por reagir a ataques que fez à Corporação

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O ex-ministro Sergio Moro afirmou nesta quarta-feira que a direção-geral da Polícia Federal tenta interferir na eleição de 2022 ao divulgar nota oficial para rebater declarações feitas por ele sobre a atuação do órgão no combate à corrupção. Para Moro, o texto foi “inapropriado” e a direção atual da instituição, chefiada por Paulo Maiurino, “não representa o que pensa o resto das pessoas”.

— Essa nota não é da Polícia Federal, é da atual direção da PF. Eu tenho um grande respeito pelos delegados, agentes, escrivãos, peritos, todos os servidores. Tenho um grande respeito pela instituição. A direção atual não representa o que pensa o resto das pessoas — disse Moro, em entrevista à rádio Rio FM, de Aracaju (SE).

Em outro momento, Moro acrescentou:

— Nunca vi a direção da PF querer interferir em eleição. Achei inapropriado.

Ontem, a direção da Polícia Federal emitiu uma nota para rebater críticas de Moro de que a atual gestão não tem atuado contra a corrupção. No texto, assinado como “a Polícia Federal”, o órgão acusou Moro de “mentir” e se defendeu, afirmando que efetuou “mais de mil prisões apenas por crimes de corrupção nos últimos três anos”.

Hoje, Moro reforçou as críticas de que a gestão atual da PF reduziu o número de prisões por corrupção e acrescentou que considera haver uma interferência do governo federal na instituição que a impossibilita de atuar plenamente.

— O fato real, e isso é inegável, isso não sou só eu que digo, são matérias que têm saído nos jornais de que prisões feitas pela PF por corrupção estão no menor patamar em 14 anos. Não é só uma questão de quantidade, é uma questão de quem está sendo preso. Prendeu o bagrinho da corrupção, isso sempre teve. A grande corrupção, os grandes tubarões, não está tendo prisão nenhuma.

Moro afirmou, ainda, que “infelizmente esse governo interferiu na autonomia da PF e a PF não está tendo possibilidade de trabalhar”.

Em abril de 2020, Moro deixou o comando do ministério da Justiça, ao qual está vinculada a PF, alegando que Bolsonaro pressionava pela substituição do delegado-geral da corporação e exigia acesso a relatórios sigilosos. A instituição instaurou um inquérito para apurar as denúncias.

Na nota divulgada ontem, a PF afirmou que o ex-ministro “faz ilações” ao citar trocas feitas nas superintendências pelo atual delegado-geral, Paulo Maiurino, como exemplo de supostas retaliações pelo governo.

Maiurino foi nomeado ao cargo pelo atual ministro da Justiça, Anderson Torres, que entrou no lugar de André Mendonça, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal, que, por sua vez, substituiu Sergio Moro.

“O ex-ministro não aponta qual fato ou crime tenha conhecimento e que a PF estaria se omitindo a investigar. Tampouco qual inquérito policial em andamento tenha sido alvo de ingerência política ou da administração”, diz a nota da corporação, que ressaltou que as operações tocadas pelo órgão “vão muito além da repressão aos crimes de corrupção”.

O Globo 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf