Novo presidente da Fiesp pode virar ministro da Fazenda de Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Geraldo Magela/ Agência Senado

Interlocutores de Luiz Inácio Lula da Silva no PT consideram que o novo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, tem o perfil ideal para ocupar o Ministério da Fazenda em caso de vitória do ex-presidente na eleição deste ano.

Entre petistas, Lula já sinalizou que deseja um perfil mais político para comandar a economia em um eventual terceiro mandato.

“Mas não é o perfil de um político tradicional e sim o de alguém como Josué Alencar, que tem credibilidade, liderança e interlocução com o empresariado e o setor financeiro”, explicou ao Blog um interlocutor de Lula.

Além disso, Josué Gomes é filho de José Alencar, vice nos dois mandatos de Lula (2003 a 2010) e que foi muito próximo de Lula.

Até aqui, o ex-presidente tem dito que ninguém fala por ele em temas econômicos. Quer evitar ruídos internos com potencial de assustar setores do empresariado e do mercado financeiro.

Nesta quinta (17), uma entrevista coletiva de Josué Gomes, na condição de novo presidente da Fiesp , foi bem recebida no entorno do ex-presidente.

O empresário afirmou que, seja qual for o resultado das eleições, o país continuará na normalidade. Ele defendeu as urnas eletrônicas e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reforçando a confiabilidade do sistema eleitoral — ao contrário do presidente Jair Bolsonaro (PL), que frequentemente coloca em dúvida a segurança das urnas.

“O Brasil não precisa temer quem quer que ganhe a eleição”, disse Josué Alencar na entrevista, para em seguida completar: “Independentemente de quem ganhar a eleição, o Brasil não vai acabar”.

G1  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf