Posições do PCO à direita dão palanque a partido que nunca elegeu ninguém

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ronny Santos/Folhapress

Legenda de extrema esquerda, adepta do marxismo-leninismo, o PCO (Partido da Causa Operária) vem chamando ultimamente a atenção numa proporção muito maior do que permitiria seu tamanho eleitoral.

O motivo é a defesa pública de posições hoje mais associadas à direita, como o acesso às armas e, mais recentemente, a liberdade de expressão do podcaster Monark, que se disse favorável à possibilidade de haver um partido nazista no Brasil.

Presidente do PCO desde sua fundação, em 1996, o jornalista Rui Costa Pimenta, 64, afirma que não vê constrangimento com elogios recebidos, alguns de forma irônica, por bolsonaristas. Diz inclusive que é possível fazer alianças pontuais com a direita.

“Em alguns casos, você poderia atuar em conjunto com esses setores”, diz ele, que comanda uma legenda com cerca de 5.000 filiados e que nunca elegeu ninguém para nenhum cargo.

Candidato a presidente quatro vezes, ele afirma que dessa vez o partido apoiará Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo torcendo o nariz para seu provável vice, o ex-tucano Geraldo Alckmin.

O PCO surpreendeu muita gente ao defender o podcaster Monark em sua declaração sobre o nazismo. O sr. pode explicar? Ele foi vítima de uma campanha de calúnias. Todo mundo sabe que a posição dele é liberal, não é nazista. Simplesmente discutiu uma tese, de que seria legítimo, democrático, se alguém tentasse legalizar um partido nazista. Somos favoráveis a uma liberdade de expressão, organização e manifestação irrestrita. É uma posição tradicional do socialismo marxista.

Não em países comunistas, como Cuba ou Coreia do Norte, onde a liberdade de expressão é duramente combatida. Não temos nenhuma associação direta, programática, com Cuba ou Coreia do Norte. Nós defendemos o regime cubano contra os ataques que sofre, mas não concordamos com tudo que fazem. Somos críticos também destes regimes.

A defesa da liberdade de expressão é mais associada aos liberais. Há então um ponto de contato entre eles e os marxistas? Há muitos. Os liberais são uma expressão determinada da democracia burguesa. Os marxistas partem de uma democracia popular. Há uma raiz em comum. O pessoal não deveria estranhar isso.

Não deve haver restrição nem a discursos de ódio ou desinformação? Não, porque para nós um elemento essencial é a educação política do povo. É melhor educar, combater abertamente. Se houvesse um partido nazista, combateríamos publicamente e mostraríamos o que é, o que pensa.

Outra bandeira que o partido defende é a das armas. Por quê? É um direito democrático. A Constituição americana tem o direito irrestrito de manifestação e o de a pessoa possuir e portar armas. Isso foi concebido como um direito da população de não ser subjugada pelo Estado. O governo pode ser autoritário, oprimir seu povo. Nós pregamos a ideia da revolução, que seria pelas armas.

É o mesmo argumento já usado pelo presidente Bolsonaro. Não acho que ele defenda essas coisas de maneira integral. Ele não defende que a população nas favelas esteja armada, defende para um setor da população. A direita usa a expressão cidadão de bem, não é para o povo todo.

O que o sr. acha de bolsonaristas elogiando o PCO em redes sociais? Acho natural, é um ponto de intersecção que existe. Assim como há setores de direita que são nacionalistas. Nós defendemos também, somos anti-imperalistas. Em alguns casos, você poderia atuar em conjunto com esses setores.

Não haveria problema então, em determinados pontos, trabalhar em conjunto com a direita? Não teria problema, porque nós consideramos que a implementação de qualquer um desses pontos será favorável ao povo brasileiro.

O sr. falou de anti-imperialismo, e vocês recentemente celebraram a vitória do Talibã no Afeganistão. Por quê? Os EUA são o principal inimigo da classe trabalhadora mundial. Não tem sentido falar que o maior inimigo é o Velho da Havan [o empresário Luciano Hang]. Não compartilhamos da ideologia do Talibã, é um grupo religioso, islâmico, mas eles impuseram uma importante derrota ao governo Biden, que quase desmoronou.

O Talibã é um grupo fundamentalista, persegue mulheres. Faz sentido celebrar a vitória deles? Eu acho que sim. O Afeganistão tem uma crise humanitária, 9 milhões de pessoas estão ameaçadas de morrer de fome. Os EUA e outros países estão promovendo um embargo, confiscaram US$ 7 bilhões do Afeganistão. O que é pior para as mulheres: o Talibã, que retira determinados direitos civis, ou o imperialismo, que está disposto a matar todo mundo de fome?

Como o PCO vai se posicionar na eleição presidencial? Tomamos a decisão de apoiar a candidatura do Lula. Não vamos participar de coligação, porque isso envolveria ter um programa em comum com o PT. Nosso apoio é incondicional, não estamos pedindo nada.

Esse apoio se mantém mesmo com o Alckmin de vice? Nós temos criticado isso, mas independente disso vamos apoiar o Lula. Achamos que não muda substancialmente a campanha dele.

Lula seria um presidente do campo popular? Ele teria que fazer alianças com a direita, o centrão… Embora ele seja uma pessoa por natureza moderada, conciliadora, ele se encontra numa perspectiva de choque com setores sociais e políticos que fizeram o golpe [impeachment de Dilma Rousseff, em 2016]. Até porque ele foi preso também. Ele não seria o presidente que nós achamos ideal, mas daria um passo nesse sentido.

No ano passado, militantes do PCO agrediram outros do PSDB, em um ato na Paulista. O partido defende a violência? Dizer que o PCO agrediu o PSDB não é verdade. O que aconteceu é que militantes do PCO e outros partidos entraram em atrito, uma coisa que acontece nessas manifestações. O PSDB é um partido muito mal visto pela esquerda em geral. Me parece que alguém arrancou uma faixa do PSDB e aí começou a briga. Encarei isso como um incidente. Não vou condenar ninguém por não querer que o PSDB esteja lá.

Mas o confronto físico se justifica? São coisas que acontecem, os ânimos estão exaltados, é difícil de controlar essa situação. Não foi uma agressão no sentido de que dez pessoas foram lá bater em uma do PSDB. Tudo bem, o PSDB acabou apanhando, mas não é que foi uma coisa muito desigual.

Vocês têm muitas críticas aos demais partidos de esquerda, como PSOL, PT, PDT. Por quê? A contradição nossa com uma boa parte da esquerda é muito aguda. É uma esquerda pequeno-burguesa. Gente de classe média que não tem muita conexão co m a população pobre. Nós condenamos uma política que surgiu mais recentemente, que é o chamado identitarismo, ou política “woke”. Não é uma política própria da população oprimida. Serve para dividir as pessoas.

O PCO ainda considera Neymar vítima do imperialismo no futebol? Sem dúvida. O futebol, como todas as atividades da sociedade, é dominado por grandes empresas. É um mercado multibilionário, e por causa dos interesses econômicos, o futebol brasileiro é muito atacado. Logicamente não querem que o Brasil se sobressaia. Há uma campanha enorme contra o rapaz [Neymar], eu não consigo nem entender por que falam tão mal dele. Tudo que ele faz é visto de um ponto de vista negativo.

Folha  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf