Bolsonaristas fazem ato político para impedir Silveira de usar tornozeleira

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Parlamentares bolsonaristas estão fazendo uma campanha nas redes sociais em defesa do deputado federal Daniel Silveira (União-RJ) que passou a noite em seu gabinete, na Câmara dos Deputados, para não colocar tornozeleira eletrônica, como foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em postagens, defensores de Silveira acusam o STF de “perseguir” o deputado e usam hashtags como “#EuapoioDanielSilveira” para engajar a militância digital.

Um dos principais apoiadores de Silveira, o deputado federal Luiz Lima (PL-RJ) está fazendo vigília na Câmara e publicou uma foto tomando café da manhã com o parlamentar nesta quarta-feira.

“Tenho certeza que não estamos sozinhos, Daniel não pode perder a sua liberdade , não é apenas a liberdade do Daniel que está em jogo. Está em jogo a liberdade dos brasileiros que acreditam e confiam nos deputados que lutam pela verdadeira liberdade!”, postou.

 

Em outras publicações, ele faz críticas ao Supremo e afirma que “não podemos permitir que um ministro do STF interfira na nossa liberdade”. Em um vídeo gravado na noite de terça-feira, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) convocou seus seguidores a apoiarem Silveira, que virou réu no STF por atos antidemocráticos diante da divulgação de vídeos com ataques a ministros da Corte e às instituições.

“No nosso governo Bolsonaro, as pessoas bolsonarianas, ninguém fica pra trás. Estou saindo aqui de casa agora, estava indo já deitar porque acordei três horas da manhã, pra ir na Câmara encontrar Daniel Silveira. E você, vai fazer o que?”, indaga Zambelli.

Já o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) criticou a decisão do STF de voltar a colocar a tornozeleira em Silveira e cobrou medidas do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) contra a ação do Supremo.

“As medidas cautelares contra Daniel Silveira impostas por Alexandre de Moraes são inconstitucionais. Presidente Arthur Lira paute o pedido de sustação da ação penal contra Daniel”, postou Jordy.

Na noite de terça-feira, Silveira foi para o plenário da Câmara e indicou que dormiria lá para evitar que a ordem de Alexandre de Moraes fosse cumprida. Depois, no entanto, voltou ao seu gabinete e ficou lá durante a noite.

Na última sexta-feira, o ministro do STF determinou que o parlamentar voltasse a usar o equipamento após participar de um evento público, descumprindo ordem da Corte. Na terça-feira, o ministro cobrou a instalação imediata da tornozeleira eletrônica.

Moraes registrou que, caso seja necessário, o procedimento poderia ocorrer “nas dependências da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, devendo esta CORTE ser comunicada imediatamente”. Silveira, no entanto, disse que não iria cumprir a decisão.

O Globo