Para Guedes, está estourando a 2a guerra mundial

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

O ministro da Economia, Paulo Guedes, se confundiu nesta terça-feira (15/03) e disse que o país está pronto para uma 2ª Guerra Mundial, ocorrido em 1939 a 1945. A declaração ocorreu durante discurso no lançamento do Novo Marco de Securitização e Fortalecimento de Garantias Agro, no Palácio do Planalto.

“O Brasil é duro na queda: caiu, levantou, está em pé, já sacudiu e está mais arrumado do que o pessoal lá fora. Nós estamos com déficit zerado. Nós estamos prontos para outra briga. Se vier a Segunda Guerra Mundial aí, estamos prontos de novo, nós vamos expandir de novo, porque nós estamos com o déficit zerado”, apontou.

“O nosso déficit saiu de 1% do PIB. Quando chegamos ao governo, tínhamos 2%. No nosso primeiro ano, que foi em 2019, cortamos pela metade, reduzimos para 1%. Com a pandemia fomos a 10,5% e voltamos a zero. Nossas despesas 19,5% do PIB, foram a 26,5%, voltaram a 18,7%. Então realmente vocês podem olhar com orgulho uns para os outros, nós todos juntos, porque a calamidade foi terrível, foi a maior crise sanitária dos últimos 100 anos”, completou.

Guedes disse ainda que a equipe da economia tem um protocolo de crise que inclui exceção ao teto de gastos. “Estamos prontos, temos protocolo de guerra todo preparado, temos a PEC emergencial, temos o botão de emergência, temos a exceção ao teto se for preciso, estamos preparados para qualquer guerra”.

Explicação
Após a declaração, Guedes se explicou a jornalistas sobre as falas. “De um lado, tem uma guerra que foi a pandemia, foi um evento mundial, uma guerra sanitária. E aí, eu falei, se vier agora uma segunda, por causa da Ucrânia que sobe fertilizantes sabe tudo, nós já temos todo o protocolo de como reagir. Foi isso o que eu quis dizer. Estamos lamentando essa tragédia. Estamos super entristecidos. O Brasil votou 3 vezes na ONU já contra a invasão. Então não estava querendo guerra, nada disso”.

“Só fiz esse comentário porque da última vez, eu dei uma escorregada porque eu quis falar o seguinte: cada brasileiro tem dois dispositivos digitais, pode ter até dois celulares, aí saiu Iphone. Era para ser celular e saiu Iphone. Então, só para esclarecer”.

“Não estou falando de Segunda Guerra Mundial. Nada disso. Teve essa guerra sanitária mundial que foi a pandemia e agora tem uma segunda que foi a Ucrânia com a Rússia, que subiu o combustível, os fertilizantes, e isso nos atinge. Aí eu quis dizer que se houver essa guerra do petróleo, essa guerra dos grãos, nós vamos estar preparados para reagir. Só isso”, concluiu.

Correio Braziliense