Rússia tira do ar TV que pediu fim da guerra

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Um dos últimos veículos de comunicação independentes da Rússia usou seus últimos segundos no ar para mandar uma mensagem: “Não à guerra”. A TV Rain anunciou, nessa quinta-feira (3/3), que sua transmissão seria suspensa indefinidamente após receber intensa pressão por criticar o Kremlin.

O canal foi bloqueado temporariamente no início desta semana por “incitar extremismo, abusar de cidadãos russos, causando perturbação em massa da calmaria e segurança do público e encorajando protestos”, segundo o governo russo.

A última transmissão aconteceu nessa quinta-feira (3/3). “Não à guerra”, disse a fundadora da TV Rain, Natalia Sindeyeva, enquanto os funcionários deixavam o estúdio.

Veja:

 

Logo depois, o canal reproduziu a filmagem de uma apresentação de O Lago dos Cisnes. O balé costumava ser transmitido durante os anos 1980 para marcar a morte de líderes da União Soviética.

A estação de rádio russa Echo Moskvy, conhecida pela sua postura contrária ao governo, também foi retirada do ar nesta semana depois de as autoridades nacionais terem ameaçado impedir a sua transmissão.

A rádio é uma das mais antigas da Rússia e começou a ser pressionada pelo Kremlin na última quinta-feira (24/2). Autoridades ameaçaram fechar meios de comunicação que descrevessem o ataque russo à Ucrânia como “invasão” ou “guerra”. Vladimir Putin sustenta que o ataque é uma “operação militar especial”.

Metrópoles