Filho 2 quer que escolas tirem da história ideologias que rejeita

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: REUTERS

Ontem, o vereador Carlos Bolsonaro, que raramente aparece presencialmente na Câmara de Vereadores do Rio, apresentou projeto para, veja só, proibir o ensino de temas como marxismo, socialismo, comunismo e “ideologias afins” nas escolas municipais, públicas e privadas, da cidade do Rio.

Como se sabe, grupos conservadores tentam vetar o debate sobre determinados assuntos nas escolas do país. O STF, por exemplo, já declarou inconstitucionais leis municipais que vedam a discussão sobre gênero nos colégios.

Segundo o projeto proposto por Carlos, a proibição está “prevista” na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientada por resolução publicada em dezembro de 2017.

O vereador alega que o município tem a missão de desenvolver “políticas públicas voltadas para a educação das relações humanas e promoção da redução das desigualdades de classe, raça, etnia e deficiência”. Estes preceitos não seriam englobados pelos assuntos de sua lei.

Ficariam vetadas as apresentações em sala de aula de “publicações, análises e interpretações acadêmicas” sobre os temas. Trabalhos e materiais didáticos também estariam proibidos. A escola que desrespeitar a determinação teria seu alvará suspenso.

A sugestão foi publicada hoje no Diário Oficial da Câmara, necessitando dos pareceres de diversas comissões parlamentares, entre elas a de Justiça e a de Educação.

O Globo