Rússia acusa EUA de forjarem atrocidades suas na Ucrânia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que imagens que mostram corpos de civis mortos nas ruas de Bucha, na Ucrânia, foram “encomendadas” pelos Estados Unidos para culpar a Rússia.

“Quem são os mestres da provocação? Claro que são os Estados Unidos e a Otan (Organização do Tratado Atlântico Norte)”, afirmou Maria Zakharova em entrevista a uma TV estatal russa ontem.

Zakharova ainda disse que os protestos ocidentais imediatos sobre as imagens de civis mortos indicavam que a história fazia parte de um plano para manchar a reputação da Rússia.

“Neste caso, parece-me que o fato de essas declarações (sobre a Rússia) terem sido feitas nos primeiros minutos depois que esses materiais apareceram não deixa dúvidas sobre quem ‘encomendou’ essa história.”

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, também falou sobre o assunto e disse que a Rússia rejeita “categoricamente” todas as acusações vinculadas à descoberta de um grande número de cadáveres de civis na cidade.

“Rejeitamos categoricamente todas as acusações”, declarou à imprensa, antes de afirmar que funcionários do ministério russo da Defesa encontraram sinais de “falsificações nos vídeos” e de “fakes” nas imagens apresentadas pelas autoridades ucranianas como provas de um massacre atribuído à Rússia.

“Com base no que vimos, não é possível confiar nestas imagens de vídeo”, afirmou Peskov, ao acrescentar que “esta informação deve ser seriamente questionada”.

Ele pediu aos líderes estrangeiros que não façam “acusações precipitadas” contra Moscou e “ao menos escutem os argumentos russos”. “A Rússia deseja e exige que isto seja objeto de discussões internacionais”, disse o porta-voz russo.

A Rússia anunciou que pediu uma reunião do Conselho de Segurança da ONU devido às “odiosas provocações” cometidas, segundo Moscou, pela Ucrânia em Bucha.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte/UOL - Arte/UOL

Ontem, o Ministério da Defesa da Rússia já havia negado as mortes de civis em Bucha, cidade a noroeste de Kiev. O município foi recapturado pelas forças ucranianas. Imagens de pelo menos 20 corpos espalhados por uma rua também foram divulgadas ontem.

A Rússia diz que as imagens de corpos nas ruas de Bucha são “outra produção do regime de Kiev para os meios de comunicação ocidentais”. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que as tropas russas cometem um “genocídio” na Ucrânia.

Peskov também foi questionado sobre a Rússia estar considerando cenários em que as negociações com a Ucrânia não teriam sentido e sobre o que mais o país poderia ser considerado culpado. “Deixo esta pergunta sem resposta”, afirmou o porta-voz do Kremlin.

A autoridade russa ainda disse que o Kremlin só vai poder comentar as alterações ao Código Penal da Federação Russa sobre a punição pela implementação de sanções anti-russas no território da Rússia quando o texto completo do documento e a redação específica estiverem disponíveis.

Mais cedo, Andrey Klishas, presidente do Comitê de Legislação Constitucional do Conselho da Federação, escreveu em seu canal no Telegram que a Duma do Estado alteraria o Código Penal da Federação Russa hoje para punir a implementação de sanções antirussas no território de Rússia.

Ele escreveu que os senadores e seus colegas da Duma do Estado concluíram os trabalhos sobre as emendas e estão contando com sua pronta consideração na câmara baixa do parlamento.

Uol