Bolsonaro acusa adversários de golpismo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Guga Matos/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira, 31, que “alguns” tentam mudar o regime democrático brasileiro. Em discurso durante visita ao município de Jataí (GO), o chefe do Executivo voltou a defender o armamento da população, a pedir auditoria das eleições e a fazer críticas indiretas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Somos um povo livre e tudo faremos para que o povo continue livre, apesar da tentativa de alguns para mudar nosso regime. Nosso regime é o democrático”, disse o presidente, que vai tentar a reeleição. “Vou para o lado que vocês assim apontarem.”

Em uma nova defesa do armamento da população, Bolsonaro ainda afirmou que, com armas de fogo, o “cidadão de bem” pode defender a pátria.

O presidente repetiu que “poucas pessoas mandam muito no Brasil, mas nenhuma delas manda em tudo”, em referência indireta aos magistrados do STF. “Vou dizer a todos vocês que eleições limpas, democráticas e auditáveis são a garantia da nossa democracia”, disse Bolsonaro, que também mais uma vez criticou a possível aprovação do marco temporal na Corte.

A revisão do marco temporal está paralisada no STF e, se aprovada, tem o potencial de ampliar o número de terras indígenas demarcadas no País. Hoje, o entendimento legal é de que povos indígenas só podem requerer demarcação de terras se comprovarem ocupação do território na data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.

Estadão