Bolsonaro ataca presidente do Senado por ele rejeitar críticas ao sistema eleitoral

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evaristo Sá/AFP

O presidente Jair Bolsonaro acusou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de ser parcial e reclamou do que seria uma proteção ao Supremo Tribunal Federal por parte do senador, que também preside o Congresso Nacional.

“Não vou negar que apoiei (a eleição de Pacheco), não esperava que ele fosse ser tão parcial como está sendo ultimamente. Não quero atrito com ele, mas uma parcialidade enorme”, disse em entrevista gravada na última quarta-feira pela TV Correio da Manhã. Um pequeno trecho da entrevista foi divulgado nas redes sociais do grupo de comunicação.

“A gente vê na mídia e ele diz que está protegendo o STF. Não é atribuição nossa proteger o outro Poder, é tratar com dignidade e isenção, como propriamente diz nossa Constituição. O Poder mais forte do momento, da República, é o STF”, continuou.

Como mostrou a Reuters, Pacheco assumiu um papel de defesa do Judiciário depois dos recentes ataques de Bolsonaro ao Supremo, a partir do perdão dado pelo presidente ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado por atos antidemocráticos e ameaças a ministros da corte.

Em reuniões com um grupo de senadores, ficou acertado que o presidente do Senado seria o porta-voz de uma defesa mais enfática da democracia e do Judiciário, frente a um escalonamento de falas de Bolsonaro contra o que chama de interferências do STF no Executivo e suspeitas, sem evidências que as corroborem, sobre as próximas eleições, as urnas eletrônicas e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Uol