Candidata do PSTU defende armamentismo bolsonarista

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ed Alves/DA Press

A defesa do armamento para o cidadão comum é uma das propostas de campanha da representante do PSTU, Vera Lúcia Salgado. A pré-candidata à Presidência da República afirmou que apoia a compra de armas de fogo a preços acessíveis e tentou se desvincular dos projetos de flexibilização armamentistas do presidente Jair Bolsonaro (PL). Vera Lúcia foi sabatinada pelo Correio na manhã desta terça-feira (31/5).

Para a pré-candidata, a população tem direito de ter acesso às armas como forma de proteção pessoal. “Tudo de forma preventiva, armada, para se precaver de qualquer tipo de ataque. Só quem não tem isso é a classe trabalhadora mais empobrecida. Por que a gente não pode organizar para que, no conjunto dos bairros da cidade, tenham conselhos de segurança que discutam forma de segurança, de planejar, para se precaver da violência e dos crimes que serão praticados contra ela?”, argumentou.

Vera Lúcia também não acredita que uma medida como essa aumentaria os índices de violência no país e defendeu um treinamento para aqueles que adquirissem armas. “Até porque a classe trabalhadora até agora só foi treinada para receber bala. Nunca foi treinada para se proteger. Ela nem tem arma, não tem comida”, disse.

Vera Lúcia também criticou os decretos editados pelo presidente Jair Bolsonaro em fevereiro, para flexibilizar as regras de aquisição, registro, posse e porte de armas de fogo. Segundo a pré-candidata do PSTU, o atual chefe do Planalto trabalha em causa própria e não está preocupado com a segurança do brasileiro.

“Estamos dizendo que no Brasil as pessoas têm direito de se defender e que Bolsonaro defende o armamento e não é para proteger a população. Ele defende para proteção da grande propriedade e para armar a grande milícia que ele defende. Ele defende o Estado militarizado com ele na cabeça. Isso não é o que defendemos”, afirmou.

Vera Lúcia (PSTU) foi candidata à Presidência da República na eleição presidencial de 2018, obtendo 55.762 votos, ou 0,05% dos votos válidos. Foi também uma das fundadoras do PSTU e é a presidente do partido em Sergipe.

O Correio recebe os pré-candidatos à Presidência nesta terça-feira para uma sabatina, na sede do jornal. Cada participante terá em torno de 50 minutos para responder perguntas sobre temas que interessam à toda a sociedade, como situação da economia, trabalho, direitos, segurança pública, saúde e educação. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo site e por todas as redes sociais do jornal.

Confira a ordem de participação:
10h – Jair Bolsonaro (PL) — (não compareceu)
11h – Vera Lúcia (PSTU)
12h – Ciro Gomes (PDT)
14h – Felipe D’Ávila (Novo)
15h – Luciano Bivar (União Brasil) — (não confirmado)
16h – Sofia Manzano (PCB)
17h – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — (não confirmado)
18h – Pablo Marçal (Pros)
19h – Simone Tebet (MDB)

Correio Braziliense