Censura a pesquisas assusta o país

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Folhapress

A Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel) divulgou nota nesta quarta-feira (25) em que manifesta preocupação com pontos do projeto de lei sobre o novo código eleitoral que criariam restrições para divulgação de pesquisas.

O projeto já foi aprovado na Câmara e encontra-se no Senado. Um dos aspectos mais polêmicos prevê que os institutos deverão informar um percentual de “acertos” das pesquisas realizadas nas últimas cinco eleições.

“Inúmeras teorias na literatura já demonstraram que pesquisas de intenção de voto não são prognósticas; elas apenas descrevem um cenário, mas não substituem a votação nas urnas”, diz a nota.

Outro dispositivo criticado é a exigência de que pesquisas sejam divulgadas até a antevéspera do pleito —atualmente, elas podem ser publicadas até mesmo no dia da votação.

“As novas regras cerceiam o direito ao acesso à informação de interesse público e à transparência, de modo que podem vir a inviabilizar a divulgação de pesquisas em período anterior ou durante as eleições, configurando-se como uma espécie de censura aos trabalhos dos profissionais e institutos de pesquisa”, afirma a associação.

Folha