Em recado a Bolsonaro, presidente do Congresso prega “respeito ao Judiciário

Sem categoria

Foto: Leandro Couri/EM/DA Press

Integrantes dos Poderes Legislativo e do Judiciário voltaram ontem a se manifestar em resposta aos movimentos do presidente Jair Bolsonaro, que, nas últimas semanas, intensificou os ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e os questionamentos ao sistema eleitoral.

No Congresso coube, mais uma vez, ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), abordar o assunto. “Sempre quero deixar claro o nosso compromisso com a democracia, com o estado de direito. E esse compromisso, definitivamente, não se faz sem o absoluto respeito ao Poder Judiciário”, afirmou o senador durante cerimônia ontem em Brasília.

Na véspera, Pacheco já havia criticado a decisão de Bolsonaro de pedir abertura de um inquérito contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Segundo ele, trata-se de “mais um episódio de anormalidade institucional” que precisa ser “corrigido”.

A notícia-crime contra o magistrado foi apresentada no início da semana e prontamente arquivada pelo ministro Dias Toffoli. Diante da rejeição do pedido, porém, Bolsonaro levou a mesma solicitação à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Mais cedo, Moraes, que é vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), havia feito um discurso em defesa da Justiça Eleitoral. Em sua fala, disse que a corte tinha “coragem para lutar contra aqueles que não acreditam na democracia”. Ele assumirá a presidência do TSE em agosto e, portanto, estará à frente da instituição durante as eleições. As declarações aconteceram duranta uma sessão solene de comemoração aos 90 anos da instalação da Corte Eleitoral no Brasil. O ministro repudiou a época dos votos em papel e destacou a confiabilidade das urnas eletrônicas.

Valor Econômico