Lula critica privataria da Eletrobras

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Andre Penner/AP

Líder nas pesquisas para as eleições deste ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o processo de privatização da Eletrobras. A venda da estatal deve ser liberada nesta quarta-feira pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

“Sem uma Eletrobras pública, o Brasil perde boa parte da sua soberania e segurança energética. As contas de luz devem ficar ainda mais caras. Só que quem não sabe governar tenta vender empresas estratégicas, ainda mais correndo para vender em liquidação”, afirmou o ex-presidente nas redes sociais.

 

O plenário do TCU vai retomar o julgamento da proposta de privatização após o ministro Vital do Rêgo ter pedido vista do processo, há um mês. Segundo revelado hoje pelo Valor, ele vai apontar falhas na contabilidade da empresa para justificar uma proposta de paralisação da venda.
O principal apontamento está ligado à contabilização irregular de uma dívida de R$ 2,7 bilhões da Eletronuclear com a Eletrobras. Vital também vai mencionar potenciais prejuízos à União com os provisionamentos feitos pela Eletrobras, que já somam R$ 26 bilhões.

Valor Econômico