MDB quer convencer Aecio a aceitar Simone Tebet

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, procurou o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) para tentar convencer o tucano a apoiar a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) ao Palácio do Planalto. Segundo apurou a coluna, os dois conversaram nessa quarta-feira (25/5), em Brasília.

Aécio lidera hoje a ala do PSDB que resiste a apoiar Simone. O parlamentar mineiro defende que o partido tenha candidatura própria ao Palácio do Planalto. O grupo coloca como possíveis candidatos o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite ou o senador cearense Tasso Jereissati.

Na conversa com Baleia, Aécio explicou que, assim como o emedebista, quer uma candidatura própria do PSDB para tentar salvar seu partido da irrelevância e evitar que a legenda acabe caminhando com o presidente Jair Bolsonaro ou com o ex-presidente Lula na disputa.

Segundo interlocutores, Aécio avalia que um candidato próprio do PSDB à Presidência da República pode ajudar a projetar o futuro do partido, além de impedir que a legenda vire uma sigla de “Centrão”, que busca o governismo a qualquer custo em troca de cargos e emendas do Executivo.

Há ainda um componente regional na resistência de Aécio em apoiar Simone Tebet. Em conversas com aliados, o deputado lembra que PSDB e MDB são adversários históricos em Minas Gerais, seu reduto eleitoral. No estado, os emedebistas são alinhados ao PT.

Apesar da resistência, Aécio se comprometeu a dar um tempo para a senadora do MDB tentar se mostrar viável nas pesquisas. Esse tempo, dizem interlocutores do deputado, poderia ser de cerca de um mês. Até agora, Tebet patina nos levantamentos, com 1% das intenções de voto.

Metrópoles