Chance de Lula vencer no 1o turno dobrou, diz pesquisa

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Chance de Lula vencer no 1o turno dobrou, diz pesquisador

Eduardo Guimarães

Na última quarta-feira, entrevistei o diretor-fundador do Instituto Quaest, Felipe Nunes, a fim de oferecer ao público a compreensão sobre por que Lula sobe cada vez mais enquanto seus adversários ficam estagnados ou encolhem e sobre se a vitória do ex-presidente no segundo turno pode mesmo ocorrer.

Segundo o entrevistado, todos os adversários do ex-presidente, de Bolsonaro à terceira via, praticamente mandaram o eleitor votar nele.

Bolsonaro, obviamente, que por governar mal e, com isso, afundar a economia, empobrecer o eleitor e, no limite, “matar” centenas de milhares de brasileiros ao combater medidas sanitárias vitais e não providenciar vacinas. Mas a questão menos óbvia é a terceira via. Transcrevo abaixo, pois, a resposta que o diretor do Instituto Quaes me deu sobre por que a eleição de Lula no primeiro turno parece cada vez mais provável:

Eduardo Guimarães — Como você vê a possibilidade de o segundo turno ser antecipado para o primeiro com toda essa preponderância de Lula?

Felipe Nunes — O prognóstico que eu fazia era o seguinte: se a terceira via tivesse se organizado um ano atrás, se a elite política brasileira tivesse se organizado um ano atrás em torno de um nome, ela, nesse momento, provavelmente estaria competindo contra o Bolsonaro pela chance de ir para o segundo turno.

É assim que funciona, a elite política é que tem que organizar o jogo para que o eleitor, depois, possa votar.

O que aconteceu no Brasil foi o inverso; a elite política abriu mão de se organizar e deixou para o eleitor fazer essa escolha [sobre quem seria o candidato da tal terceira via]. Só que o eleitor não faz escolha dentro de um cenário fragmentado como a gente viu. Aconteceu o inverso do que o sistema político brasileiro esperava.

O que aconteceu? O eleitor foi desanimando com a possibilidade de ver um candidato forte superando Bolsonaro e indo para o segundo turno com Lula. Ou seja, a saída do Moro, a saída do Doria e por aí vai, ao contrário de reunir forças em torno de um nome, funcionou muito mais para desanimar o eleitor.

Eu vou dar um número concreto: a probabilidade em maio, calculada pela Quaest, de a eleição terminar em primeiro turno era de 18%. Em junho, a partir desses dados, a probabilidade é de 39%.

Redação