Mourão destoa de Bolsonaro e cumprimenta presidente eleito da Colômbia

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Guilherme Mazui/g1

O vice-presidente Hamilton Mourão comentou nesta segunda-feira (20) as eleições na Colômbia e desejou sorte ao presidente eleito Gustavo Petro.

Ex-prefeito de Bogotá e ex-combatente da guerrilha M-19, Petro venceu as eleições presidenciais da Colômbia neste domingo (19) e se tornou o primeiro presidente de esquerda do país

“Sorte ao Gustavo Petro, porque administrar um país na situação que o mundo está enfrentando não é simples. Nós temos interesses comuns com os colombianos, principalmente na questão da Amazônia, estamos aí dentro da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. E a relação é de Estado para Estado independentemente do governo de turno”, declarou Mourão em entrevista à imprensa na entrada do Palácio do Planalto.

O presidente Jair Bolsonaro ainda não havia se pronunciado oficialmente sobre o assunto até a última atualização desta reportagem.

Gustavo Petro venceu na disputa presidencial o candidato Rodolfo Hernández, empresário e ex-prefeito da cidade de Bucaramanga.

Segundo informações do órgão de contagem de votos nacional, o presidente eleito obteve 50,49% dos votos, e Hernández, 47,25%,

Durante a campanha eleitoral, Petro prometeu reformas econômicas e sociais para combater a pobreza, a desigualdade e a exclusão.

Gustavo Petro nasceu na cidade de Ciénaga de Oro, na província de Córdoba, em 19 de abril de 1960.

No discurso da vitória, o presidente eleito voltou a falar em um acordo nacional com as diferentes linhas políticas do país e disse que não irá trabalhar “destruindo o opositor”.

“Fazer a paz na Colômbia significa que os mais de dez milhões de eleitores de Hernández são bem-vindos. Não vamos trabalhar destruindo o opositor. Todos serão ‘benvindos’ para dialogar no palácio presidencial”, disse Petro.

Pré-candidatos à Presidência do Brasil se manifestaram sobre o resultado das eleições na Colômbia.

Saiba abaixo o que disseram (por ordem alfabética):

Ciro Gomes (PDT)
“Parabéns aos colombianos e ao presidente eleito Gustavo Petro. É sempre motivo de alegria quando um dinossauro de direita some do mapa. Mas para a esquerda, não basta vencer. É preciso governar bem. Só assim os monstros não voltam.”

Lula (PT)
“Felicito calorosamente os companheiros @petrogustavo @FranciaMarquezM e todo o povo colombiano pela importante vitória nas eleições deste domingo. Desejo sucesso a Petro em seu governo. A sua vitória fortalece a democracia e as forças progressistas na América Latina.”

Sofia Manzano (PCB)
“Saúdo a vitória da Frente Progressista da Colômbia com a eleição de Gustavo Petro à Presidência. Espero que esta frente represente avanços populares que supere a destruição de décadas de governos neoliberais e subservientes ao Imperialismo estadunidense. Avança classe trabalhadora.”

G1