Bolsonaristas querem criar “auxílio Uber”

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Relator da proposta de emenda constitucional (PEC) dos “benefícios”, o deputado Danilo Forte (União-CE) afirmou nesta segunda-feira, em nota, que está sugerindo alterar o projeto para criar um auxílio a motoristas de aplicativo e a possibilidade de excluir do texto o “estado de emergência”, mas destacou que ambas dependem de apoio dos deputados para ocorrerem

Na nota, o relator diz que levará essas ideias ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e aos líderes dos partidos em reuniões nos próximos dias. “É relevante enfatizar que se tratam de sugestões. Eventuais alterações ocorrerão dentro de um consenso e, posteriormente, serão submetidas à Comissão Especial conforme prevê o regimento da Casa”, afirmou ele.

O auxílio aos motoristas de aplicativo se somaria ao auxílio para os motoristas de caminhão, no valor de R$ 1 mil por mês para caminhoneiro autônomo, e para os taxistas, num valor global de R$ 2,5 bilhões, mas sem definição até agora do valor para cada motorista de táxi. Na discussão no Senado, cogitou-se estender o benefício aos motoristas de “Uber” e aplicativos similares, mas o governo rejeitou a ideia ao dizer que não há cadastros públicos de quem são.
Sobre retirar o estado de emergência da PEC, Forte disse que defende que a “a própria Lei do Teto de Gastos já autorize o aumento de despesas em casos de crise financeira ou calamidade” e que esta é exatamente a situação vivida pelo Brasil por causa da pandemia e da guerra da Ucrânia (que elevou o preço dos combustíveis e de alimentos).

O relator disse que pretende “promover um amplo entendimento em relação às demandas e às considerações que vêm sido feitas no âmbito da proposta nos últimos dias”.

Valor Econômico