Cesar Maia é o “Alckmin” de Freixo

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Marcelo Freixo (PSB) confirmou na sexta-feira o ex-prefeito Cesar Maia (PSDB) como seu vice para disputar o governo do Rio. Freixo conseguiu o “seu Alckmin”, como disse há um tempo ao blog.

O movimento repete o que Lula fez na campanha à Presidência. Com Geraldo Alckmin, o petista passa a mensagem de que está aberto ao diálogo. Mais: busca atrai para si grupos historicamente distantes dos ideais petistas, como o agronegócio.

Freixo buscava fazer o mesmo no estado. Queria tirar a pecha de ser um candidato ligado à esquerda radical, que vem de sua atuação em defesa dos direitos humanos – e, também, de quando comandou a CPI das Milícias.

Pesquisa Ipec: Castro tem 20%, e Freixo, 14% na disputa pelo Governo do RJ
O primeiro passo nesse caminho veio quando deixou o Psol, partido visto como maior representante da esquerda do Rio, e se filiou ao PSB, sigla vista mais ao centro.

Já Maia ocupa espectro político ainda mais à direita de onde Freixo se encontra agora. Ex-prefeito e atual vereador, é um tucano que fará papel similar ao de Alckmin com Lula, o de atrair um público mais conservador para o palanque.

Além de moderação, Maia neutraliza a pecha de que Freixo não tem experiência administrativa. Ainda força o prefeito Eduardo Paes a se mexer e inicia uma aproximação de Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados, ao grupo de Lula.

G1