Nando Reis denuncia falsos gritos de apoio a Bolsonaro

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

O cantor Nando Reis usou seu perfil do Twitter nesta quarta-feira para desmentir um vídeo amplamente divulgado na rede bolsonarista, em que o público aparece gritando “mito” em reação após o artista ter gritado “fora Bolsonaro” no palco. O vídeo, de uma apresentação realizada em Belo Horizonte no dia 16 julho, chegou a ficar entre os temas mais comentado no Twitter no início da semana. O texto disse que “fake news envolvendo artistas críticos é uma estratégia de intimidação” com o objetivo de “calar a classe”.

De acordo com a assessoria do cantor, o áudio teria sido adulterado para parecer uma falsa “manifestação de apoio ao atual presidente da república, quando, na verdade, a imensa maioria do público se manifestava de forma contrária, exaltando as críticas ao chefe de Estado”. Se tratando, portanto, de uma Fake News.

O protesto de Nando Reis aconteceu depois que ele chamou ao palco a cantora indígena do povo Guarani-Kaiowá de Mato Grosso do Sul, MC Anandará, que fez um apelo em defesa dos povos originários. “Nosso povo está morrendo, a Amazônia está sendo atacada”, disse a rapper.

Ao final da sua apresentação musical, Anandará puxou gritos de “demarcação já!” e se apresentou: “Para quem não me conhece eu sou do Mato Grosso do Sul, do povo Guarani-Kaiowá. Escutem a nossa voz. Nós estamos sendo massacrados, humilhados, e nós estamos aqui para pedir o apoio de vocês”.

Internautas bolsonaristas compartilharam o vídeo com áudio adulterado em perfis, fazendo menção ao apoio do cantor. Ainda de acordo com a assessoria, a manipulação sonora do vídeo dá a entender, inclusive, que Nando Reis endossaria o apoio político a Jair Bolsonaro, o que segundo o artista seria o oposto. “Nando é um defensor da democracia e se posiciona de forma contrária ao atual governo”, afirma a publicação.

Globo