Vice presidente da Colômbia ignora Bolsonaro e visita Lula

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Francia Márquez via Twitter

A nova vice-presidente colombiana, Francia Márquez (foto), se encontra nesta terça-feira (26) com o ex-presidente Lula em São Paulo. Durante sua passagem pelo país, Francia não deverá se encontrar nem com Jair Bolsonaro nem com os representantes do governo brasileiro.

Tanto ela quanto Gustavo Petro tomam posse no dia 7 de agosto – e Francia tem sido a porta-voz do novo governo com autoridades internacionais. Nos últimos dias, ela tem se encontrado com representantes do Canadá, Colômbia e Costa Rica, além da OEA (Organização dos Estados Americanos).

Ela, ativista ambiental, já ganhou prêmios internacionais por impedir a atividade de mineração ilegal em sua terra natal. E Gustavo Petro, senador eleito em segundo turno nas eleições de junho, foi acusado por Bolsonaro de integrar as guerrilhas armadas do Chile em 1970 (Petro fez sim parte de movimentos de guerrilha de esquerda em seu país).

Bolsonaro – que demorou a felicitar as eleições do país com a qual divide fronteira na floresta Amazônica – ainda não indicou se irá à posse.

O Antagonista