Beneficiários das “bondades” de Bolsonaro preferem Lula

Sem categoria

Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem apoio de 52% dos eleitores que recebem algum benefício do governo federal ou moram com alguém nessa condição. O dado é da pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda-feira pela TV Globo.

De acordo com o levantamento, são 27% os eleitores que se beneficiam de algum programa de transferência direta de renda e que declaram votar no presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno.

As famílias atendidas por programas sociais do governo integram a parcela mais pobre da população, grupo em que hoje o apoio a Lula é majoritário. Os dados do Ipec mostram que 60% dos que recebem até um salário mínimo por mês têm a intenção de votar no petista. Só 19% declaram voto em Bolsonaro.

A preferência da população de baixa renda por Lula é observada a despeito dos recentes esforços de Bolsonaro para conquistar esse eleitorado.

O governo ampliou o número de famílias que recebem o Auxílio Brasil, programa criado para substituir o Bolsa Família, e conseguiu aprovar no Congresso um pacote bilionário para estender os pagamentos até o fim do ano e aumentar o valor para R$ 600 (antes, o tíquete médio era de R$ 400). A proposta patrocinada pela gestão Bolsonaro também dobrou o valor do auxílio gás e criou vales para taxistas e caminhoneiros.

As ações do governo direcionadas para a população de baixa renda devem ser exploradas pela campanha do candidato à reeleição. O período para fazer comícios, carreatas e distribuir material de propaganda começou oficialmente nesta terça-feira.

Os dados da pesquisa Ipec têm pontos de contato com os registrados por outros institutos, que usam metodologias e amostragem diferentes. A Quaest observou no fim de julho que 28% dos beneficiários do Auxílio Brasil aprovam a gestão de Bolsonaro — percentual que já foi menor. Já o Datafolha captou que a vantagem de Lula sobre o atual chefe do Executivo no primeiro turno é maior entre os que recebem o Auxílio Brasil do que na média geral.

Contratado pela TV Globo, o Ipec entrevistou 2 mil eleitores com 16 anos ou mais no período de 12 a 14 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos, com um nível de confiança de 95%. O estudo foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-03980/2022.

O Globo