Justiça Eleitoral terá ato de apoio ao sistema em SP
Foto: Folha
Um evento que será realizado na próxima semana com magistrados de Tribunais Regionais Eleitorais, um ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e advogados eleitoralistas deve reafirmar o apoio à democracia e ao sistema eleitoral, fazendo um novo contraponto à retórica estimulada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
Sediado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, o encontro ocorrerá na próxima quarta-feira (3), às vésperas da leitura da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito” —este último evento, marcado para o dia 11 de agosto. Na ocasião, será lançado o projeto documental “Memória do Direito Eleitoral Brasileiro: História Audiovisual’’.
Estarão presentes o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, o desembargador e ex-presidente da corte Waldir Sebastião de Nuevo Campos e o ex-ministro do TSE José Eduardo Alckmin.
Juízes e desembargadores de São Paulo e do Rio Grande do Sul e membros do Ministério Público Eleitoral também foram convidados para a estreia na Cinemateca.
Organizado pela Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), o projeto documental reúne entrevistas feitas com personagens considerados emblemáticos para a história da Justiça Eleitoral brasileira.
Um deles é o advogado Arnaldo Malheiros, que trabalhou para restituir os direitos políticos de Fernando Henrique Cardoso após a ditadura militar (1964-1985).
“A evolução da democracia tem que ser registrada e festejada”, afirma o advogado Francisco Octavio de Almeida Prado Filho, um dos coordenadores da produção.
De acordo com Prado Filho, o projeto teve início em 2019 e não foi pensado como uma resposta aos ataques recentes feitos às urnas. “Mas calhou de ser lançado nesse momento. É um gesto de apoio às nossas instituições”, afirma ele à coluna.