Por que Aécio desiste do Senado liderando pesquisas

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Segundo aliados, mesmo liderando algumas pesquisas sobre a disputa, o parlamentar deve acabar concorrendo à reeleição para a Câmara dos Deputados em outubro por alguns motivos.

Um deles seria o de que, num cenário eleitoral polarizado, Aécio não quer encarar uma eleição majoritária sem ter um palanque forte em sua chapa e sem um candidato competitivo de seu partido à Presidência.

Até agora, o PSDB em Minas articula uma chapa local tendo apenas o PDT como coligado. Na disputa nacional, a legenda estará com a senadora Simone Tebet (MDB), quarta colocada nas pesquisas até agora.

Atuais líderes das pesquisas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) apoiarão outros candidatos na eleição ao governo de Minas: Carlos Viana (PL) e Alexandre Kalil (PSD), respectivamente,

Nesse cenário, aliados de Aécio acreditam que o deputado mineiro não está disposto a correr o risco de perder a eleição ao Senado, ficando sem qualquer mandato parlamentar.

Além do foro privilegiado, o mandato é considerado essencial para Aécio construir as bases para sua candidatura ao governo de Minas ou ao Senado nas eleições de 2026, quando duas vagas de senador estarão em disputa.

Metrópoles