Bolsonarismo se volta contra Romário

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Apesar de ser candidato do Rio ao Senado pelo partido do presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Romário (PL-RJ) não convence parte dos aliados do chefe do Executivo: nos últimos 30 dias, ele se tornou alvo de bolsonaristas defensores da candidatura de Daniel Silveira (PTB), atualmente indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). De acordo com relatório exclusivo da empresa de consultoria Bites, seis das dez menções com o maior número de retuites no último mês foram críticas feitas por esta parcela de apoiadores de Bolsonaro, incomodados pela ausência do presidente nas agendas de campanha do ex-jogador.

Nas últimas semanas, fotos antigas de Romário com o ex-presidente Lula circularam pelas redes sociais, assim como uma montagem de vídeo que associa falas do ex-jogador com trechos de matérias jornalísticas no intuito de prejudicar sua imagem. A principal mensagem é a de que Romário não seria um conservador verdadeiro. Além disso, os feitos de seu mandato no Congresso Nacional também são questionados. Entre os maiores críticos, destaca-se Ed Raposo (PTB), candidato a deputado federal.

 

 

Com menor destaque, a oposição teve três publicações entre as dez mais retuitadas com críticas a Romário. Assim como os bolsonaristas, elas questionam a decisão do eleitor fluminense em apoiar a candidatura de Romário. A que teve maior destaque foi a do também postulante ao Senado Federal, André Ceciliano (PT). No Twitter, o petista acusou o adversário de “não ter feito nada” nos oito anos em que esteve no Congresso. A única mensagem do ranking que não trata de uma crítica política, falava de futebol.

 

No último mês, o senador foi citado em 86,1 mil tuítes — 58,2 mil em português. Apesar de ser amplamente citado, Romário tem tido dificuldade no engajamento nas redes desde o início da campanha eleitoral, que começou em 16 de agosto. Nos últimos 30 dias, o número de interações em seu Twitter caiu 83,63% quando comparado ao período anterior. O cenário se repete no Instagram e no Facebook, nos quais as quedas representaram 10,53% e 18,93%, respectivamente.

Os votos dos bolsonaristas são disputados por três nomes no Rio: Romário, a frente da pesquisas, Daniel Silveira que ainda recorre de decisão da Justiça Eleitoral, e Clarissa Garotinho (União), filha do ex-governador do estado Anthony Garotinho. No Twitter, a deputada federal também é acusada por bolsonaristas de oportunismo e de não ser uma conservadora verdadeira.

 

O Globo