Criança pega arma de pai bolsonarista e mata irmão

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Uma criança de 3 anos de idade encontrou a pistola do pai dentro de casa e atirou na cabeça do irmão gêmeo em Macapá, capital do Amapá. A tragédia aconteceu nesta quinta-feira (22).

De acordo com testemunhas, o pai das crianças se tornou colecionador de armas após os decretos assinados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) que facilitaram o acesso às armas no Brasil.

Segundo a Polícia Militar, o pai guardava a arma junto a outra de uma coleção em um cofre. Na tarde desta quinta-feira ele tirou a pistola para ir ao clube de tiro, quando uma das crianças entrou na sala, encontrou o armamento e acabou atingido o irmão.

A criança baleada foi transferida para o Hospital de Emergência (HE) e não há informações oficiais sobre o seu quadro de saúde. O pai das crianças foi encaminhado ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), do bairro Pacoval.

Um caso semelhante ocorreu nos Estados Unidos, em março deste ano. Um garoto de 3 anos atirou e matou a mãe, de forma acidental, ao pegar a arma do pai.

A tragédia foi registrada no dia 12 de março em Colton, comunidade ao Sul de Chicago. Por volta das 20h30, o filho de Romell Watson encontrou a arma dentro do carro da família, em um estacionamento.

O pai estava no banco do motorista. A esposa, Daejah Bennett, no do passageiro, enquanto a criança estava na parte de trás. “O menino, de alguma forma, pegou a arma e começou a brincar com ela, apontou e disparou o tiro”, disse Robert Collins Jr., chefe de polícia de Colton, de acordo com o Daily Mail. O disparo atingiu Bennet no pescoço. Ela ainda foi levada até um hospital, mas chegou morta ao local.

No mês passado, um homem de 27 anos morreu em Jacareí (SP) após um disparo acidental de arma de fogo provocado pelo cunhado, um menino de apenas 8 anos de idade. A tragédia aconteceu quando Wanderson dos Santos pega o filho de 5 anos e o cunhado na escola.

As crianças entraram no automóvel do corretor de imóveis e sentaram no banco de trás. O menino de 8 anos encontrou a arma, começou a manuseá-la e aconteceu o disparo, que atingiu a vítima na cabeça. A polícia disse que a arma estava carregada com 17 munições.

Desde que chegou ao poder em 2019, Jair Bolsonaro (PL) editou mais de 40 decretos para facilitar o acesso da população civil às armas, escancarando um mercado que registra média de cerca de 1.300 armas compradas por brasileiros por dia. O relatório é do Instituto Sou da Paz.

Nessa busca frenética para facilitar a aquisição de armamentos, proporcionando uma alegria para as indústrias de armas e munições como nunca ocorreu na história do país, o número de novas armas nas mãos de civis explodiu. Em 2018, um ano antes de Bolsonaro ser eleito, havia 350 mil armas registradas em nome de colecionadores, atiradores e caçadores (os chamados CACs), número que passou para 1 milhão em julho de 2022. Ou seja, triplicou. A Taurus, principal fabricante de armas do Brasil, teve lucro líquido de R$ 307 milhões em 2018. Em 2021 lucrou R$ 1,3 bilhão, um aumento de 323%

Pragmatismo