Globo fará “quali” durante debate de hoje

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ilustração de André Mello

A cobertura ao vivo do debate presidencial desta quinta-feira na TV Globo, o último encontro entre candidatos no primeiro turno, será acompanhada de uma pesquisa qualitativa exclusiva do Pulso. Ao lado das análises dos colunistas no site do GLOBO, as reações de 16 eleitores do grupo focal serão postadas em tempo real.

Foram selecionados quatro eleitores indecisos na pesquisa espontânea (quando não são apresentados nomes de candidatos), mas que tendem ao candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, na estimulada (quando há uma lista de opções). Outros quatro indecisos nas mesmas condições mas que tendem para Jair Bolsonaro (PL); três eleitores totalmente indecisos, dois que escolhem Ciro Gomes (PDT) na estimulada, dois que preferem Simone Tebet (MDB) e um com voto declarado em Soraya Thronicke (União Brasil).

Repórteres do Pulso vão acompanhar as reações dos eleitores de dentro de uma sala de espelho (veja aqui como funciona) e vão postar no tempo real da cobertura ao vivo as principais reações ao longo do debate. O grupo foi escolhido pelo cientista político Renato Dorgan, do Instituto Travessia, especialista em pesquisas qualitativas, para refletir os segmentos do eleitorado que mais têm possibilidade e mudar o voto e decidir se a eleição irá ou não para um segundo turno. Os participantes terão entre 21 e 60 anos de idade e serão das classes B, C e D.

O Globo