Meios de comunicação apoiam jornalista agredida por bolsonarista

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Twitter

O jornal O GLOBO e a rádio CBN divulgaram nota repudiando os ataques do deputado Douglas Garcia (Republicanos) contra a jornalista Vera Magalhães. Nesta terça-feira, ela foi hostilizada e agredida verbalmente pelo parlamentar bolsonarista após debate dos candidatos ao governo de São Paulo pela TV Cultura.

Leia a íntegra da nota do GLOBO e da CBN:

“É inaceitável sob todos os aspectos o ataque feito pelo deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) à jornalista Vera Magalhães, colunista do GLOBO, da CBN e apresentadora da TV Cultura. Não há espaço para esse tipo de ataque contra profissionais de imprensa em um ambiente democrático. Ao ofender e constranger a jornalista, uma das mais respeitadas do país, o deputado desferiu um atentado à imprensa livre. A situação é agravada pelo fato de Douglas estar no debate como convidado do candidato Tarcísio de Freitas, que, menos mal, repudiou a agressão. O episódio também prova, para quem ainda tinha alguma dúvida, que a conduta violenta do presidente Jair Bolsonaro, que atacou a jornalista no debate da Band, há duas semanas, gera agressões subsequentes. Os ataques não impedirão que o jornalismo independente siga fazendo as perguntas necessárias a todos que ocupam, ou pretendem ocupar, cargos de poder”.

Entenda o caso:
A comentarista da TV Cultura, apresentadora do Roda Viva e colunista do GLOBO Vera Magalhães foi hostilizada e agredida verbalmente pelo deputado estadual bolsonarista Douglas Garcia (Republicanos) após debate dos candidatos ao governo de São Paulo, na noite desta terça-feira.

Vera estava sentada em uma área reservada a jornalistas quando foi abordada por Douglas Garcia, que se referiu a ela como “vergonha para o jornalismo brasileiro”. A mesma frase foi utilizada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para responder a uma pergunta da jornalista no debate presidencial da TV Bandeirantes, no dia 28 de agosto.

O parlamentar, que estava no debate a convite da equipe do candidato bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), se dirigiu em direção à jornalista com um celular na mão, filmando as ofensas e provocações contra a profissional. O mediador do debate, o jornalista Leão Serva, interveio e tirou o celular da mão do deputado, arremessando o aparelho para longe.

Vera precisou sair escoltada do Memorial da América Latina por seguranças do debate. Em sua conta no Twitter, ela afirmou que irá registrar um boletim de ocorrência de ameaça contra o deputado.

O caso gerou grande repercussão entre candidatos, políticos e personalidades. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) publicaram em suas redes sociais notas de repúdio ao ataque sofrido pela jornalista.

O ex-presidente repudiou o desrespeito contra a jornalista: “Debates deveriam ser notícia pelas propostas, não por ataques contra mulheres jornalistas, promovidos por quem vive do ódio e não gosta da democracia”, disse o petista.

 

O pedetista Ciro Gomes disse que os ataques chegaram ao “ponto máximo”, e que atitudes como essa devem ser vistas como “múltipla ação terrorista” que afrontam as mulheres e o jornalismo.

 

Já a candidata do MDB prestou sua solidariedade à apresentadora, e chamou o caso de “barbaridade”, e pediu providências da Polícia Civil de São Paulo, da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e do partido Republicanos.

 

Candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Rodrigo Garcia disse que a ofensa é “de um sujeito que não representa os valores democráticos nem o povo de São Paulo”. Já Fernando Haddad, do PT, afirmou que o ataque é uma “clara tentativa de ataque à liberdade de imprensa, método bolsonarista de intimidação contra a democracia”.

O ataque repercutiu no meio político. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PDT), afirmou que a agressão é “inaceitável”, principalmente por ser um deputado estadual, e chamou a cena de “lamentável”.

A apresentadora Fátima Bernardes relembra que não é a primeira vez que jornalistas são atacadas pelo governo. O influenciador Felipe Neto prestou solidariedade e declarou: “Continue firme”.

Através de uma nota conjunta, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) condenaram de forma veemente a agressão sofrida pela jornalista Vera Magalhães.

“A Intimidação e ofensas desferidas contra Vera Magalhães pelo deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) são uma tentativa de constranger o livre trabalho de jornalista e uma inaceitável agressão à liberdade de Imprensa. A ABERT, a ANER e a ANJ repudiam as agressões, esperam as devidas providências em relação à atitude do parlamentar e alertam para a necessidade de respeito à atividade da Imprensa como parte essencial do sistema democrático”, diz o texto.

O Globo