Rosa Weber assume hoje presidência do STF

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

A ministra Rosa Weber assume nesta segunda, às 17h, a presidência do STF para o próximo ano. A ministra terá um mandato mais curto que o seu antecessor, o ministro Luiz Fux, que entrega o comando da Corte nesta tarde. Rosa completa 75 anos em outubro de 2023, data limite para permanência no tribunal.

Colegas de Rosa ouvidos pelo Radar dizem que a ministra fará uma gestão adequada ao seu conhecido perfil discreto, sem entrar em discussões políticas, mas firme na defesa do Supremo e na pauta de julgamentos, que deve ser marcada por temas que dividem a sociedade e que ainda aguardam o desfecho do período eleitoral para voltarem ao calendário de julgamentos da Corte.

A posse desta segunda terá 350 convidados dentro do plenário do STF, mas a lista de participantes da cerimônia — que irão acompanhar por telões o evento nos salões do tribunal — chega a 1.300 pessoas. A posse deve durar 90 minutos. Terá banda militar para tocar o hino nacional e a presença de presidenciáveis, como mostrou o Radar na quinta.

Veja