STF pode investigar Bolsonaro pelo caso das garotas venezuelanas

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que Bolsonaro seja investigado pelo episódio envolvendo as adolescentes venezuelanas e sua fala de que “pintou um clima”.

No documento encaminhado à presidente da corte, Rosa Weber, o parlamentar solicita que seja aberta uma investigação para apurar se Bolsonaro cometeu crimes como xenofobia e prevaricação. Lopes também solicita que Bolsonaro dê explicações sobre o ocorrido e pede que as adolescentes venezuelanas que estavam no local visitado pelo presidente sejam incluídas em programa de proteção às vítimas e testemunhas.

“O presidente da República, ao ver meninas de 14, 15 anos, além de ‘pintar um clima’ e pedir para entrar em sua respectiva residência, onde teria constatado o estado de ilicitude, que seria o movimento de prostituição infantil, nada fez! Nada. Aliás, em tom de absoluta normalidade, contou o episódio nacionalmente”, afirma o deputado na peça.

Depois de dizer que jovens venezuelanas se arrumavam para “fazer programa” e “ganhar a vida”, Bolsonaro voltou atrás e gravou um vídeo ao lado da primeira-dama Michelle para dizer que elas são trabalhadoras. No filme, Bolsonaro pede desculpas pela declaração que fez depois de visitar uma casa onde as adolescentes estavam em São Sebastião, no Distrito Federal. Na entrevista sobre o episódio que viralizou e foi tirada do ar pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro disse que “pintou um clima” antes de entrar na casa para conversar com as meninas.

O Globo