Jobim orienta Alckmin em transição de militares

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Miguel Schincariol/AFP

Último grupo de trabalho temático que será anunciado pela transição de Lula, o GT da Defesa teve Nelson Jobim como o nome mais ouvido para montar a equipe. Foi sugestão do ex-ministro da Defesa, por exemplo, formar o grupo com civis e também membros das três Forças.

Integrantes da transição afirmam que Jobim não deve fazer parte do GT da Defesa, mas destacam que ele teve papel essencial nas indicações feitas ao coordenador e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, sobre o tema. Além de ter sugerido nomes de militares para a equipe, o ex-ministro também indicou acadêmicos e representantes da indústria de defesa brasileira.

Jobim foi apontado por aliados de Lula como nome forte para ocupar o posto de ministro da Defesa, mas disse à coluna, na semana passada, não ter interesse de retornar ao posto.

— Não fui consultado por ninguém, mas não quero ir para o Ministério da Defesa ou outro cargo no governo. Quero ficar no setor privado — afirmou Jobim, sócio e membro do conselho do BTG Pactual. Ele também foi ex-ministro do Supremo Tribunal Federal e da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Nesta terça-feira, Alckmin disse que anunciará até quinta o grupo de trabalho da Defesa, após o aval de Lula aos nomes.

O Globo