Lula e Haddad analisam PEC da Transição
Foto: Ricardo Stuckert
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estão reunidos neste momento para avaliar o andamento da PEC da Transição, cujo texto-base foi aprovado em primeiro turno pela Câmara e voltará a ser analisado hoje pelos deputados.
A avaliação interna é de que a votação está bem encaminhada, mas o governo eleito segue em alerta sobre a possibilidade de ser aprovada a emenda apresentada pelo partido Novo que retira da proposta o dispositivo que permite a Lula enviar até 31 de agosto de 2023 uma proposta de nova âncora fiscal para substituir o teto de gastos por lei complementar, sem precisar de uma nova emenda constitucional.
Há interesse de parlamentares do centrão em apoiar a proposta porque, ao exigir do novo governo uma PEC para discutir a substituição do teto, haverá mais margem de negociação.
Lula também recebe nesta manhã o senador Jean Paul Prates (PT-RN), que tem conduzido as discussões na área de Minas e Energia e é cotado para presidir a Petrobras.
As reuniões ocorrem no hotel em que Lula está hospedado, na área central de Brasília.
Ao chegar no centro de transição pela manhã, o futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, considerou “positiva” a aprovação da PEC em primeiro turno e reiterou que Lula deverá anunciar amanhã a maioria de seus ministros.