Fuga de Bolsonaro fez Lula explodir nas redes

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Agência O Globo

Jair Bolsonaro perdeu a hegemonia que mantinha desde que foi eleito, em 2018, nas redes sociais. É o que indica levantamento inédito da consultoria DSC Lab, realizado entre 15 de setembro (duas semanas antes do primeiro turno) e 12 de janeiro: no período, o ex-presidente ganhou 7,1 milhões de seguidores, enquanto Lula, cuja base digital permanece inferior, conquistou 9 milhões.

Hoje, somados, Bolsonaro tem 56,8 milhões de seguidores contra 29,1 milhões de Lula — os dados consideram contas oficiais no Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

A vantagem do petista nas novas adesões aumentou depois que Bolsonaro viajou para os Estados Unidos, no fim de dezembro, antes da posse do adversário. O ritmo de crescimento dos seguidores do bolsonarismo nas plataformas diminuiu em um 20% desde a partida e, mais do que isso, seu líder perdeu 127,1 mil adeptos desde que decolou para Orlando.

No engajamento, Bolsonaro também foi superado por Lula. O último ocupante do Palácio do Planalto teve 18,2 milhões de interações a menos que seu sucessor. Nos quatro meses analisados, usuários deixaram 262,2 milhões de impressões nas redes de Bolsonaro e 280,6 milhões nas de Lula.

O Globo