MPDF passará por cima de Aras e irá direto ao STF contra Bolsonaro

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ton MOLINA / AFP

A Procuradoria da República no Distrito Federal vai encaminhar para o STF (Supremo Tribunal Federal) a investigação aberta no domingo (8) sobre as invasões aos prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e da Suprema Corte.

O procedimento foi aberto em regime de urgência durante o plantão, distribuído ao procurador Carlos Henrique Martins e mantido sob sigilo.

Com o desenrolar dos fatos, no entanto, o entendimento foi de que o inquérito conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes já abarca os fatos apurados.

Na terça-feira (10), um grupo de procuradores esteve nas dependências dos prédios depredados para verificar os estragos. Eles analisaram as imagens de circuito de segurança e conversaram com servidores das Polícias Legislativas da Câmara e do Senado, além do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

A ação de controle externo da atividade policial também deve ser encaminhada para outra instância, o MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios).

Esse processo apura especificamente a conduta da Polícia Militar do DF e a do comandante da corporação, o coronel Fábio Augusto Vieira. Neste caso, a avaliação é de que esse seria o foro adequado.

Folha