Múcio afirma que forças armadas estão pacificadas

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

O ministro da Defesa, José Múcio, disse nesta 3ª feira (31.jan.2023) que a relação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com as Forças Armadas está pacificada.

Afirmou que na 2ª feira (30.jan), Lula e os comandantes militares passaram a manhã reunidos para discutirem ações nas terras Yanomamis.

“As relações entre o governo e as Forças Armadas estão absolutamente pacificadas”, disse o ministro em entrevista à emissora CNN Brasil.

Múcio falou ainda sobre o artigo 142 da Constituição, que dispõe das atribuições das Forças Armadas. Segundo ele, o texto abre “margem para muitas interpretações”.

No entanto, defende que qualquer mudança seja realizada somente “quando as coisas estiverem serenadas, calmas”. O ministro disse que atos como do 8 de Janeiro não voltarão a se repetir.

Ele classificou o episódio como uma “barbárie” e afirmou que é motivo de vergonha. “Nunca mais vamos ter um 8 de Janeiro. Foi um erro quase que coletivo, onde todos se envergonham”, afirmou. Na 6ª feira (26.jan), o Poder360 antecipou o arrefecimento na crise dos militares com o governo federal.

O clima ficou mais ameno depois de uma série de mudanças nas chefias do Exército, promovida pelo novo comandante da Força, general Tomás Ribeiro Paiva. Múcio disse que eventual GLO (Garantia da Lei e da Ordem) não chegou a ser proposta para o 8 de Janeiro.

Lula afirmou em 12 de janeiro que a medida resultaria em golpe. A solução seguida foi intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal, que finaliza nesta 3ª feira (31.jan).

Poder 360