Vídeo mostra tentativa de incendiar a Câmara

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Reprodução/vídeo

Imagens de câmeras de segurança divulgadas pela Câmara dos Deputados na noite de segunda-feira (16/1) mostram a invasão de manifestantes golpistas à sede da Casa Baixa, no dia 8 de janeiro.

Vídeos gravados por câmeras instaladas no prédio principal da Câmara exibem o momento em que centenas de manifestantes terroristas chegam ao local. Em poucos minutos, o grupo fura a barreira formada por policiais e avança contra o edifício.

A partir de outro ângulo, é possível ver manifestantes obstruindo uma saída que seria utilizada por policiais.

Uma câmera posicionada no edifício também mostra uma viatura sendo atirada no espelho-d’água do palácio. Em determinado momento, um dos carros é incendiado, e o outro, saqueado. Veja:

Depredação

Outro trecho registra bolsonaristas tentando agredir policiais legislativos no Salão Verde da Câmara. Eles atiram objetos contra os agentes. Bombas também são arremessadas, e o espaço é tomado por gás e fumaça de extintores de incêndio.

Além disso, manifestantes destroem a maquete da Câmara. Momentos depois, um homem invade o corredor que dá acesso à sala da liderança do Partido dos Trabalhadores.

Após quebrar a porta com um extintor de incêndio, ele é seguido por policiais legislativos. Outro trecho mostra um homem ateando fogo à sala de informática da Câmara. O incêndio foi controlado depois pelos policiais. Confira:

Um dos vídeos mostra policiais tentando impedir a entrada dos golpistas dentro do Plenário da Câmara dos Deputados. Os homens jogam bombas em direção aos manifestantes e se protegem dentro da sala. Veja:

No fim da noite, câmeras de segurança flagraram pessoas detidas pelos policiais legislativos sendo levadas para fora do prédio. Algemadas, elas caminham em fila. Confira:

Efetivo

De acordo com a Câmara dos Deputados, 100 policiais legislativos da Casa Baixa atuaram durante o ataque. “Eles estavam equipados com capacete, viseira, escudo, colete balístico e exoesqueleto”, informou a Câmara.

Para despistar os golpistas, foram usados sprays de pimenta e granadas de gás lacrimogêneo. De acordo com a Câmara, oito agentes se feriram fisicamente; três deles foram hospitalizados.

A Polícia Legislativa da Câmara prendeu cinco pessoas no dia dos ataques. A maior parte foi detida no Salão Verde e, posteriormente, levada ao Plenário do Senado Federal.

No Senado, eles permaneceram com os demais detidos pelos policiais da Casa Alta. Ao todo, 44 pessoas foram presas pelos agentes legislativos.

Destruição no Senado
Nessa segunda, a equipe do Senado Federal também divulgou imagens de câmeras de segurança e de equipamentos acoplados ao uniforme de policiais legislativos da Casa.

Nos vídeos, é possível ver policiais tentando se proteger de bombas e bolas de aço jogadas pelos terroristas. Veja:

Metrópoles