Governo Bolsonaro induziu a eliminação Yanomami
Sergio Lima/AFP
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse nesta segunda-feira que o governo do ex-presidente atuou para dizimar a população Yanomami. Segunda ela, a população indígena está numa situação de “atrocidade inominável”.
— Todo levantamento dos últimos 30 dias é pra dar conta de uma atrocidade contra a população indígena brasileira que ao longo desses quatro anos foi completamente abandonada. Foi um processo induzido do governo Bolsonaro pra tentar eliminar essa população — afirmou Marina.
A ministra participou da posse do novo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. segundo Marina, o governo está atuando para recuperar ambiental as terras indígenas dos Yanomami e retirar garimpeiros ilegais instalados na região. Porém, afirmou que alguns danos causados à população são irreversíveis.
— O crime praticado é irreparável. Como reparar uma vida? Como reparar crianças desnutridas? Como reparar crianças que foram estupradas e estão grávidas? — questionou.
Marina Silva afirmou ainda que o governo do presidente Lula está agindo de forma integrada para combater a crise humanitária do território indígena.
— O governo está tomando todas medidas pra trazer justiça e reparação aos Ianomami. Todos os esforços estão sendo feitos na área de saúde, na área de investigação, de fiscalização, de atendimento à população desnutrida e de combate à violência.
O Globo