
Silveira instigava Bolsonaro a atacar ministros
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) escreveu uma mensagem ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, no dia 9 de dezembro de 2022, informando sobre o encontro dele com o ex-presidente Jair Bolsonaro e Daniel Silveira no Palácio da Alvorada.
Na ocasião, Do Val relatou ao ministro que Silveira estava tentando convencer Bolsonaro a fazer um movimento para que o ministro perdesse a função ou até pudesse ir preso. Do Val diz que Bolsonaro não estava fazendo movimento.
A coluna teve acesso à mensagem, com exclusividade, enviada às 21 horas e 10 minutos do dia 9 de dezembro de 2022. A coluna enviou o conteúdo e os dados da mensagem para o STF e, por meio da assessoria, o ministro Alexandre de Moraes não respondeu.
Do Val está depondo na PF na noite desta quinta-feira (2).
Na mensagem, o senador Marcos do Val diz o seguinte:
“Boa noite ministro. Desculpe incomodá-lo no seu horário de descanso. Acabei de pousar no meu estado. Só retorno na próxima terça. Mas preciso adiantar uma parte do encontro que considero de alto grau de importância. Quem está fazendo todo movimento com objetivo de levá-lo à perda da função de ministro e até ser preso é o DS. O PR não está fazendo movimento nesse sentido. O DS que está tentando convencê-lo dizendo ao PR que eu conseguiria as peças. Para dar mais tempo de saber como proceder diante desse sensível assunto, falei que voltaríamos a conversar na próxima semana”.
O senador escreveu DS, em referência a Daniel Silveira, e PR para se referir a Presidente da República, cargo ocupado, na época, por Jair Bolsonaro.
A mensagem de Marcos do Val foi enviada depois que o senador também tinha ido ao STF, no dia 7 de dezembro, informar o ministro sobre o pedido de Daniel Silveira.