Termina o “exílio” político de José Dirceu

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cristiano Mariz/O Globo

Ministro mais poderoso da primeira gestão do presidente Lula, o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu vive um processo de “reabilitação” no novo governo do petista, 20 anos após ocupar o posto, em movimento semelhante ao da ex-presidente Dilma Rousseff. Depois de uma retomada na sua participação em eventos do PT e de ver o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), seu filho, tornar-se líder do partido na Câmara, o ex-ministro recebeu ontem um aceno público de Lula. Em entrevista, o presidente classificou o antigo auxiliar como “um agente e militante político da maior qualidade” e defendeu que o correligionário não tem que “andar escondido”.

Dirceu foi nome forte no período inicial da primeira passagem de Lula pelo Palácio do Planalto, entre 2003 2005 — ano em que deixou o governo, em meio ao escândalo do mensalão. De lá para cá, amargou um longo período de ostracismo.

— Ninguém pode ser penalizado a vida inteira. Ninguém pode ser na política criminalizado de forma perpétua. O José Dirceu é um agente político, um militante político, da maior qualidade. Ele está voltando a participar (dos eventos do PT) — afirmou Lula à CNN Brasil.

Dirceu foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso do mensalão e também foi alvo da Operação Lava-Jato. No aniversário de 43 anos do PT, comemorado na segunda-feira, Lula já havia feito um agradecimento ao companheiro de sigla, que ocupou um assento ao fundo no palco. Ao ser questionado sobre o episódio, Lula afirmou ontem que Dirceu “tem que colocar a cara para fora”:

— Casualmente, eu vi o Zé Dirceu lá sentado até meio escondidinho. Eu acho que não tem que andar escondido. Tem que colocar a cara para fora. A gente tem que brigar para construir outra narrativa na sociedade brasileira. Nenhum partido foi mais massacrado que o PT.

A declaração marca uma mudança na forma como a cúpula do PT trata o ex-ministro. Apesar de festejado pela militância e atuante nos bastidores, embora sem a mesma força política, Dirceu era mantido longe dos holofotes.

Na campanha, temendo desgaste, Lula disse que “figuras históricas” do partido, como Dirceu, não teriam espaço em um eventual terceiro governo. Na posse, o homem forte da primeira gestão do petista não esteve entre os convidados. Ele assistiu ao evento do gramado da Esplanada dos Ministérios.

A presença de Dirceu em eventos já causou constrangimentos. No mês passado, ele foi a um evento da cúpula petista que contou com a presença do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Participantes do encontro evitaram posar para fotos com o ex-ministro. Dirceu apareceu em apenas um registro compartilhado pelo partido em suas redes sociais, ao fundo, enquanto Lira discursava.

Como presidente do PT, Dirceu foi o responsável por conter as correntes mais à esquerda do partido e viabilizar assim a chegada de Lula ao Palácio do Planalto. No primeiro governo, foi o articulador da aliança com o PMDB.

José Dirceu não recebeu convite para o primeiro evento do novo governo de Lula, sua cerimônia de posse, no dia 1º de janeiro. O ex-ministro assistiu ao evento em meio à multidão de apoiadores de Lula, no gramado da Esplanada.

O filho de José Dirceu foi alçado ao posto de líder do PT na Câmara dos Deputados. Internamente, a escolha de Zeca Dirceu (PR) foi vista como forma de contemplar o ex-ministro da Casa Civil, que ficou fora da composição dos principais cargos no novo governo.

No dia 31 de janeiro, o ex-ministro participou de um evento da cúpula petista em Brasília, que contou com a presença do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O evento era uma comemoração ao início da liderança de Zeca Dirceu na Câmara. Os presentes evitaram posar para fotos com Dirceu, segundo relatos ouvidos pelo GLOBO.

Na última segunda-feira, Dirceu participou da cerimônia de aniversário de 43 anos do PT. No evento, ele foi assediado por militantes, que fizeram fila para cumprimentá-lo e para fazer foto. Ao discursar, Lula agradeceu ao companheiro de sigla:

— Companheiros e companheiras, eu quero agradecer cada um de vocês, mulheres e homens. Companheiro José Dirceu, agradecer a você porque eu sei o quanto você foi solidário ao que eu passei. Quero agradecer a todos os presidentes do partido e aqui estou vendo a Gleisi, o Rui Falcão, José Dirceu, e eu mesmo já fui presidente (do partido).

Em entrevista à CNN Brasil, Lula defendeu ontem que Dirceu “é um agente e militante político da maior qualidade” e não tem que “andar escondido”. Para o presidente, “ninguém pode ser penalizado a vida inteira” .

O Globo