Alckmin não quis usar sala de Lula em sua ausência

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: CARL DE SOUZA / AFP

Nas duas vezes em que assumiu a Presidência da República devido viagens de Lula, Geraldo Alckmin escolheu um lugar inusitado dentro do Palácio do Planalto para trabalhar: a copa anexa à sala presidencial.

O cômodo é regularmente usado por Lula para ter almoços diários e mais reservados. Para Alckmin, porém, passou a ser seu espaço para despachar quando assume, temporariamente, o posto de Lula.

O vice resistia até mesmo em usar a sala do presidente na ausência do petista, mas Lula o convenceu. Alckmin cedeu, mas se recusou a se sentar na cadeira de Lula e passou a se acomodar em uma mesa próxima a ela. Numa dessas ocasiões, quando funcionários do Palácio foram procurá-lo, encontraram o vice trabalhando na copa.

Lula chegou a citar o caso numa reunião com governadores, em janeiro, após seu retorno da Argentina.

— Eu pedi para ele ficar na minha sala e ele me disse: “na sala eu posso ficar, mas a cadeira é do presidente, nela eu não sento”. Vou viajar muito e, quando eu viajar, na minha cadeira vou escrever Geraldo Alckmin, para você poder se sentar, porque minha cadeira não morde, ela afaga. — afirmou o petista, na ocasião, em tom de brincadeira.

Neste domingo, Lula embarca para a China e fica no exterior até 1o de abril. Este será o período mais longo que Alckmin ficará a presidência desde o início do governo.

O Globo