Bolsonaristas forjam vídeo de Lula dirigindo bêbado

Todos os posts, Últimas notícias

27.mar.2023 – Vídeo original compartilhado nas redes do presidente comprova que fala foi alterada
Imagem: Reprodução

É falso que o presidente Lula (PT) apareça bêbado em um vídeo ao lado da primeira-dama, Janja, como sugere mensagem que circula no Whatsapp. A velocidade da fala do petista foi alterada digitalmente.

O vídeo original foi compartilhado nos perfis do presidente nas redes sociais. O pedido de checagem foi enviado ao UOL Conferepelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz a mensagem?

“Olha a situação desse Cachaceiro. Seu estado é lastimável. Temos de ter é vergonha. Que decadência! Há alguns meses tínhamos um presidente patriota; agora, temos de aturar esse “ser bisonho” e medíocre. Acredite se quiser: Esse é o presidente do Brasil!!!”.

Por que o vídeo é falso?

  • Perfil do presidente no Facebook compartilhou o vídeo original. A postagem é de 19 de agosto do ano passado (veja aqui);
  • Na gravação original, Lula convocava seguidores para um comício. O evento ocorreu no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, no dia seguinte, e lançou oficialmente as candidaturas de Fernando Haddad (PT) ao governo de São Paulo e de Márcio França (PSB) a senador;
  • Perfil de Lula no Kwai não publicou o vídeo falso. As cenas mentirosas simulam que houve a publicação, mas o nome verdadeiro da conta oficial do presidente na rede social é @Lulaoficial (veja aqui).

Em fevereiro, o UOL Confere já havia desmentido um vídeo manipulado que sugeria que o presidente Lula (PT) estaria bêbado durante um discurso em Santo Amaro (BA). O material também teve a velocidade reduzida.

UOL