Brasil acusa China, Colômbia e Peru de práticas desleais

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Santos Port Authority

O Brasil abriu uma investigação contra a China, a Colômbia e o Peru pela suposta prática de dumping nas exportações de chaves para o país. O procedimento foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (22).

O “dumping” é uma prática comercial que consiste na venda de produtos a preços menores que o custo. Com o produto importado chegando ao país com valor abaixo de mercado, há possibilidade de danos à indústria nacional, por exemplo.

A investigação foi aberta pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços para apurar a prática na compra e venda de chaves de latão sem segredo, dos tipos yale e tetra, com ou sem resina plástica na cabeça.

De acordo com a investigação, o Departamento de Defesa Comercial analisou provas da prática de dumping entre abril de 2021 e março de 2022.

A partir de agora, exportadores, importadores e produtores domésticos receberão um questionário que deverá ser preenchido em até 30 dias com informações exigidas pela investigação. As empresas investigadas também têm direito de solicitar audiências de defesa.

Caso a prática de dumping seja confirmada ao final das investigações, com dano à indústria brasileira, o governo pode determinar a aplicação de medidas compensatórias, como a cobrança de tarifas.

G1