Lula estará com presidente da China na terça

Todos os posts, Últimas notícias

Lula em evento no Palácio do Planalto. Imagem: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

A reunião entre o presidente Lula (PT) e o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim, marcada para a próxima terça (28), está mantida, segundo o UOL apurou, mesmo após adiamento da viagem devido a uma pneumonia leve.

O que aconteceu?

  • Após apresentar sintomas gripais e tosse, Lula passou por exames ontem no hospital Sírio-Libanês em Brasília. Ele apresenta quadro estável e está em repouso no Palácio da Alvorada.
  • O embarque para a China estava previsto para amanhã (25) e foi adiado para domingo (26). Ele deverá passar por uma nova reavaliação médica pela manhã, mas, se o quadro seguir como está, a viagem está mantida.
  • A agenda foi alterada, mas a reunião ministerial para debater a sequência da semana foi mantida. Agora, ocorrerá às 15h, no Alvorada.
  • À Folha, o médico Roberto Kalil afirmou que o presidente está num quadro estável e que vai passar a tomar antibióticos por via oral –o que poderá ser feito durante a viagem. O cardiologista afirma que o presidente deve seguir para a China no domingo (26). “Se estiver bem, a programação está mantida”, disse.
  • Também está confirmado o encontro com Xi Jinping, previsto para a tarde da terça, no horário local.

O encontro entre os dois líderes é muito aguardado em especial pelos setores comercial, industrial e agrícola. Uma comitiva com 240 empresários está prevista para acompanhar o presidente.

UOL