Lula resolve indicar segundo do ministro Silveira

Todos os posts, Últimas notícias

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), terá seu secretário-executivo escolhido pelo Planalto (Foto: REUTERS/Adriano Machado) – REUTERS

O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira (PSD-MG), perdeu a queda de braço com o Palácio do Planalto e terá seu secretário-executivo indicado pelo Planalto.

O martelo foi batido pela Casa Civil nesta semana e o ministro deve ser informado ainda nesta quinta-feira (16) do nome indicado pelo Planalto para o cargo.

Silveira vinha brigando pela nomeação de Bruno Eustáquio, servidor com mais de uma década de experiência na área de infraestrutura, incluindo energia, óleo e gás.

Houve resistência, no entanto, por ele ter se projetado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Eustáquio foi secretário-adjunto do MME e secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura na gestão passada.

Os movimentos de Silveira na busca de cargos para ex-membros do governo bolsonarista causam estranhamento e descontentamento entre integrantes e aliados do governo Lula.

Outro ponto de atrito foram as indicações para o Conselho da Petrobras. A lista de Silveira vem sendo criticada publicamente por sindicatos de empregados da companhia, que fizeram campanha para Lula e chegaram a indicar um nome para o grupo de transição.

 

Folha de São Paulo